27 de agosto de 2013

Entre Aspas - Do Pópulo às Carvalheiras

"Diário do Minho" 26/08/2013

O "Entre ASPAS" desta semana traduz um formato diferente daquelas que são as "conversas históricas" da nossa cidade.

As "Conversas sobre imagens de Braga", iniciativa que decorre na primeira 5ª feira de cada mês, saiu para o terreno e lembrou como era, antigamente, o Campo da Vinha e alguns dos seus mais emblemáticos edifícios.

Para conhecimento de uma Braga Antiga!



20 de agosto de 2013

Trilhos Bragueses (21) Fábrica Social Bracarense

"Diário do Minho" 19/08/2013

A cidade de Braga nunca foi um pólo industrial de grande expressão, ainda que tivesse tido várias fábricas de grande importância. A Rua Nova de Santa Cruz albergou duas das mais importantes fábricas da cidade, a Saboaria Perfumaria Confiança e a Fábrica Social Bracarense, que se dedicava à produção de chapéus.

A Fábrica Social Bracarense foi fundada em 1866, tendo sido a primeira unidade a fabricar chapéus de feltro, usando o vapor. O edifício desta fábrica foi demolido em 1991, subsistindo, apenas, a memória da sua linha de produção, escrita por Manuel de Araújo.

Recomenda-se atenta leitura.

16 de agosto de 2013

Feliz Aniversário JovemCoop

34º aniversário da JovemCoop

A JovemCoop Natureza/Cultura foi fundada a 16 de Agosto de 1979.

Desde então, a nossa associação tem vindo a percorrer um caminho muito próprio, dirigido à participação dos jovens na vida activa da associação.

Se no passado estivemos muito vocacionados para a realização de intercâmbios culturais, hoje, a nossa preocupação cultural está relacionada com o dar a conhecer a nossa cidade aos nossos membros e amigos.

Queremos que a JovemCoop mantenha o seu papel activo na cidade, auscultando os problemas e as necessidades dos jovens e tentando realizar actividades que vão de encontro a novas soluções.
"O nosso património", além de ser a nossa actividade mais querida, é aquela que melhor traduz o nosso espírito jovem...uma iniciativa organizada por jovens e direccionada para os jovens.
Mas temos orgulho no capital de experiência que fomos granjeando nos últimos anos, sobretudo no que se refere aos "Percursos pelo Património", os debates e os constantes alertas que fomos fazendo, sobretudo referentes a locais sensiveis.

Estamos na nossa cidade, com 34 anos mas mantendo uma postura jovem e salutar, uma nova idade preenchida por imensas actividades e rodeada por bons amigos.

Obrigado a todos aqueles que nos acompanham e nos ajudam a ser cada vez mais cooperantes!

Parabéns JovemCoop!



13 de agosto de 2013

Entre Aspas - O Fachadismo Patrimonial

"Diário do Minho" 12/08/2013

Quando se fala em recuperação e/ou reabilitação do património, sobretudo no caso de imóveis, com alguma frequência assume-se uma postura de "fachadismo", isto é, deitar abaixo o miolo do imóvel e preservar apenas a fachada.

O "Entre ASPAS" desta semana recupera alguns dos casos mais paradigmáticos da cidade de Braga e relembra que há outras formas de actuar.

Leitura obrigatória!

6 de agosto de 2013

Trilhos Bragueses (20) Braga pelos olhos de Camilo

"Diário do Minho" 05/08/2013

O célebre e histórico autor Camilo Castelo Branco, no âmbito das suas "Novelas do Minho" parodiou a nossa cidade de Braga, que vivia a ambição de ser "uma segunda Paris".

Os "Trilhos Bragueses" relatam-nos, a partir dos excertos dos textos do "Comendador", uma cidade que se dividia entre a sua matriz tradicional (provinciana) e o fulgor do progresso mal enraizado.

De leitura obrigatória...