30 de abril de 2015

Gerês Romano - CANCELADO


Caros amigos e associados, devido às condições climatéricas, o Percurso GERÊS ROMANO que se iria realizar amanhã foi CANCELADO.

Oportunamente iremos divulgar uma nova data para a realização do mesmo.

Pedimos desculpa por este imprevisto.

28 de abril de 2015

35 anos a cooperar...




Caro leitor,

Sabia que a JovemCoop, ao contrário do que o nome indica, é uma das mais antigas associações juvenis da cidade? 

A JovemCoop nasceu em 1979 aquando a participação de dez jovens bracarenses, ligados à Cooperativa Novos Pioneiros, num intercâmbio internacional em Malvern – Worcestershire. É a esses dez jovens audazes que devemos a fundação da associação juvenil Jovem CoopNatureza/Cultura. 

Um ano após o seu nascimento, foi realizado o primeiro intercâmbio internacional JovemCoop. Esse foi apenas o início de uma longa caminhada em direção ao mundo, que a associação se orgulha de ter trilhado.

No entanto, com o passar dos anos a JovemCoop foi evoluindo nos seus objetivos e na sua própria definição, abrangendo um número de jovens cada vez maior. As atividades deixaram de se cingir aos intercâmbios internacionais, e começaram a incluir temas como a cultura, a natureza e o desporto. 
No ano em que vivemos o nosso 35º aniversário, definimo-nos como uma associação juvenil aberta a toda a comunidade, que pretende despertar consciências para a proteção do nosso bem mais precioso, a nossa história, o nosso património.

Hoje orgulhamo-nos de criar não só nos adolescentes um outro olhar sob o mundo, sobre os monumentos, sobre a natureza e as pessoas que os rodeiam, bem como criar consciências para a existência harmoniosa de todos estes patrimónios. Desde atividades no âmbito da natureza e do desporto realizadas para os mais jovens, até às caminhadas culturais onde temos uma participação mais graúda, hoje a JovemCoop tem as portas abertas para todos aqueles que veem nos nossos princípios os seus ideais.

Sendo a JovemCoop uma associação aberta a toda a comunidade, entendemos que a melhor forma de comemorar os nossos 35 anos é homenagear a vida de todos os membros e amigos, bem como o próprio associativismo. Deste modo, resolvemos criar um fórum associativo, no dia 2 de maio, no Museu D. Diogo de Sousa pelas 15h. 

Iniciaremos a nossa comemoração com um momento de partilha de experiências entre associações das mais diversas áreas, desde as de solidariedade, as que promovem a cultura, as que se dedicam ao desporto e às causas sociais, em suma, muitas são as associações que se juntam a nós para fazer do aniversário da JovemCoop, um marco no associativismo bracarense. Depois de um momento de apresentação de todas as associações, chega o momento de partilha com o debate “Associativismo como forma estruturante do ser”.

Neste debate estarão entidades ligadas ao mundo do associativismo como Ricardo Silva presidente a Junta de Freguesia de S. Victor e último Coordenador Geral da JovemCoop, Manuel Barros delegado regional do IPDJ, Eva Sousa a representar o pelouro do associativismo da CMB, Pedro Soares presidente a Agência Nacional de Juventude e Firmino Marques, Vice-presidente a Câmara Municipal de Braga, e um grande amigo do associativismo bracarense.

O encontro concluir-se-á com a inauguração da exposição alusiva aos 35 anos da JovemCoop, que dará a conhecer todo o trabalho realizado pela associação ao longo dos últimos anos. 

Queremos convida-lo a si e poder contar com a sua presença pois “as coisas não têm sentido, se não dermos sentido às coisas” e este aniversário só tem sentido se todos os nossos amigos estiverem por perto para lhe dar maior significado. As causas do associativismo merecem ser vividas por todos.

Até Sábado, dia 02 de maio no MDDS.

20 de abril de 2015

35º Aniversário JovemCoop

No âmbito do 35º aniversário da JovemCooperante Natureza | Cultura, convidamos todos os nossos associados, antigos associados e amigos, bem como todas as Associações que assim o desejarem, a estarem presentes no próximo dia 2 de Maio, às 15h, no Museu D. Diogo de Sousa, para participarem na Mostra Associativa. bem como num debate que iremos levar a cabo sobre o tema "O Associativismo Como Forma Estruturante do Ser", e também na inauguração de uma exposição fotográfica acerca das diversas atividades da nossa associação.

Desde já agradecemos a Vossa presença!

Contamos com todos vós.

18 de abril de 2015

Passeio e Convívio ao Gerês Romano


A JovemCoop, em conjunto com a Braga+, promove no próximo dia 1 de Maio a segunda edição do passeio convívio, desta vez percorrendo o Gerês romano. O ponto de encontro vai ser às 09h00, junto ao Pópulo. 
A viagem será feita de autocarro, sendo que o regresso deverá acontecer pelas 18h00.
O percurso contará com passagens por locais onde é possível vislumbrar vestígios do período romano, localizados no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Prevista está ainda uma caminhada pela famosa "Geira".
Depois da bem-sucedida I edição do passeio-convívio, realizada no ano passado ao legado de André Soares no Minho, as duas associações voltam a juntar-se um ano depois.

Existem 52 lugares no autocarro, divididos irmãmente pelas duas associações, e a inscrição deverá ser efectuada através do email info@jovemcoop.com.

INSCRIÇÕES LIMITADAS!!!
CONTAMOS CONSIGO???

1 de abril de 2015

Uma Semana Típicamente Bracarense

in Correio do Minho | 31.03.2015

Já muito se escreveu sobre o tema que escolhemos para esta crónica, no entanto, sendo a JovemCoop uma associação que visa a valorização do património e da cultura, não podíamos deixar de escrever sobre a tão icónica Semana Santa bracarense.
Pouco se sabe sobre as origens da Semana Santa, contudo, as comemorações realizadas à imagem dos dias de hoje remontam, pelo menos, ao século XVI. Tal como a grande maioria das tradições, também esta foi sofrendo, ao longo dos tempos, vários desenvolvimentos e variações.

Declarada desde 2011 de Interesse para o Turismo, hoje, quem vem à Semana Santa de Braga, pode encontrar uma das mais perfeitas conjugações entre tradição, cultura, património e religião. Durante a época Quaresmal, a cidade dos arcebispos reveste-se de roxo e vive a rigor todas as celebrações alusivas ao tempo. Desde exposições nos mais variados locais, como no Museu da Imagem, na Galeria do IPDJ, no Hospital de Braga ou no Braga Parque, passando por conferências, até aos tradicionais concertos e espectáculos, como o de hoje na Sé catedral, ou a animação de rua realizada por farricocos nos dias 1 e 2 de Abril, muitos são os locais que se unem à cidade para viver esta semana ímpar.

No entanto, os momentos de destaque desta semana passam-se nas ruas históricas da cidade. Das cinco procissões existentes, destacam-se três: a Procissão “Vós Sereis o meu povo”, popularmente conhecida como Procissão da Nossa Senhora da burrinha, a Procissão do “Ecce Homo”, e a Procissão do Enterro do Senhor, que acontecem respectivamente na quarta, quinta e sexta-feira à noite.

Nas duas últimas procissões mencionadas é possível encontrar a representação do típico farricoco bracarense. O farricoco, uma figura vestida de preto e com a cara tapada, era uma forma de penitência dos cristãos bracarenses, que caminhavam descalços e incógnitos pelas suas da cidade. Geralmente acompanhados de fogaréus ou de matracas, também conhecidas como ruge-ruge, os farricocos começaram-se a aproveitar do seu anonimato para denunciar aqueles que não cumpriam as penitências.

Ho je, já são raras as penitências nas procissões, no entanto, a figura do farricoco continua presente, tornando-se assim um dos símbolos da cidade e das comemorações da Semana Santa. Prova dada a cerca da importância dos farricocos são a sua tradicional comercialização no posto de Turismo, e também a sua presença na recém-aberta BragaPoint, uma loja de recordações onde abundam as lembranças alusivas à Semana Santa, dando destaque à figura do farricoco e também à venda solidária da imagem da Nossa Senhora da Burrinha.

A Procissão da Nossa Senhora da Burrinha é um fenómeno bem mais recente, sendo um cortejo recuperado dos anos 60 do século passado. Esta Procissão ganha destaque pela presença da “burrinha” que carrega N.ª Sr.ª e o Menino Jesus na sua fuga para o Egipto. A par do simbolismo desta procissão, o fenómeno que sobressai é a vivência comunitária de um conjunto de pessoas que se reúne para que este cortejo, o mais colorido das três procissões, saia para a rua.

É emblemático e sinal de comunidade observar a azáfama vivida, por estes dias, na paróquia e na freguesia de S. Victor, para que esta procissão seja, de fato, um acontecimento para a cidade, que arrasta multidões à nossa cidade. Louvável estratégia de captação de turistas é o projeto “S. Victor de Portas Abertas” que, com auxílio de estagiários da Escola Porfissional Profitecla, permite ter três igrejas abertas ao público, com o atrativo de cada turista/visitante poder recolher “A Vitória” (símbolo de quem visita os 3 monumentos).

Na opinião da JovemCoop a Semana Santa de Braga é uma semana sem igual, é uma prova dada de que os bracarenses, quando convidados e estimulados, participam ativamente na vida da cidade. É certo que ainda muito se pode fazer por estas celebrações, que irão espalhar o nome da cidade pelo mundo, mas é igualmente certo que aos poucos, todos vamos caminhando nessa direção. O aumento de atividades e o maior envolvimento da população é notório de ano para ano. Por esse motivo todos estamos de parabéns, pois todos fazemos de Braga a cidade ativa que ela se orgulha de ser.