"Diário do Minho" 13/04/2012
No passado fim de semana, a JovemCoop viajou até Montalegre para realizar mais uma actividade no âmbito da Capital Europeia da Juventude.
Esta iniciativa foi composta por duas actividades distintas:
A primeira actividade estava relacionada com o conhecimento da cultura popular, etnográfica e "mística" de Montalegre, que vivia naquela Sexta-Feira 13, mais uma noite ritual de bruxas, feiticeiros, caldeirões, esconjuros e muita diversão. O ambiente vivido é espectacular e percebeu-se como, a partir de uma ideia, nasce um grande evento cultural e turístico, que arrasta multidões de várias partes do país.
A consequência directa desta Sexta Feira 13 é Alojamentos completamente esgotados, o comércio ao rubro, núcleos museológicos "à pinha" com tantas visitas e um clima de grande euforia.
O segundo propósito desta iniciativa visava dar continuidade ao projecto "Todos os Caminhos vão dar a Bracara Augusta", desta vez fazendo o percurso da Via Romana XVII no troço de Montalegre.
Infelizmente, por razões climatéricas, não pudemos caminhar no troço que havíamos planeado, mas aproveitamos para conhecer a Vila da Ponte, local por onde passava a Via XVII e presumível local da Mansio Praesidio, unidade de apoio aos viajantes que percorriam a Via XVII. Além do mais, a Vila da Ponte tem um ponte medieval muito bonita, instalada num cenário bucólico e muito agradável, que fez a maravilha dos nossos participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos que deixe aqui o seu comentário.
A publicação dos comentários está sujeita ao conteúdos dos mesmos.
Obrigado...