Ao longo do corrente ano temos vindo a realizar várias caminhadas e iniciativas em contexto de natureza.
As Sete Fontes afiguram-se como local privilegiado para realização destas actividades, pois além do património arquitectónico, esconde um vasto conjunto arqueológico em plena simbiose com a Natureza (Fauna, Flora e Água)...aqui o melhor do mundo natural deixa-se abraçar pela obra humana.
A questão do abastecimento de água às cidades foi objeto de especial atenção ao longo dos séculos, embora com soluções diferenciadas em função dos meios técnicos e das possibilidades de cada época.
Em Braga, esta preocupação parece ter cabido, em larga medida, aos seus Arcebispos, que se interessaram pela questão da água desde, pelo menos, o século XVI. Mas no Séc.XVIII, D. José de Bragança manda erigir o Complexo de Engenharia Hidráulica das Sete Fontes, equipamento que abasteceu com água a Cidade de Braga.
Nesta extraordinária obra, encontramos não apenas uma funcionalidade destinada a melhorar as condições de vida da cidade, mas também uma significativa obra hidráulica, e um testemunho de arquitetura barroca que importa preservar como um todo, sem esquecer que esta estrutura só faz sentido se conservar a sua funcionalidade primeira e fundamento da sua existência - a água que corre no seu interior. Nesta medida, o sistema conhecido por Sete Fontes é mais do que um bem patrimonial; ele é, igualmente, um bem ambiental.
Assim, convidamos os bracarenses a caminhar até às Sete Fontes, Monumento Nacional desde 2011 e visitar o seu interior.
Ter em atenção:
- Inscrição prévia;
- Levar chapéu;
- Vestuário e calçado adequado;
- Levar lanterna e máquina fotográfica;
- Levar água.
Inscrições aqui: http://www.bragacej2012.com/events/details.php?id=201&type=1
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos que deixe aqui o seu comentário.
A publicação dos comentários está sujeita ao conteúdos dos mesmos.
Obrigado...