"Correio do Minho" 23/07/2012
Os participantes de "O Nosso Património" têm vindo a visitar sítios e monumentos que perpetuam a História da cidade de Braga.
Durante este período de actividade diária, os jovens foram recolhendo informações, registaram, mediram e fotografaram esses locais e muitos deles mereciam melhor preservação, e até mesmo uma classificação como "monumento".
Mas depois de se compor o dossier , falta aos jovens perceberem quem faz as leis do património, quem as regula, quem as debate e como o poder político pode ajudar a preservar o património e como devem os cidadãos manifestar as suas opiniões.
Foi neste quadro de participação cívica e de cidadania activa que convidámos o Deputado à Assembleia da República Hugo Soares, eleito pelo circulo de Braga, a partilhar o seu trabalho com os participantes de "O Nosso Património" e a incentivar os jovens cidadãos a não se abster das suas opiniões e a ajudar a reforçar o poder da cidadania juntos do poder político.
A conversa durou cerca de uma hora e foi bastante produtiva e animada, tendo em conta o número de questões que os participantes colocaram ao Deputado. Gentilmente, todas foram respondidas, desde a defesa do direito do Património à defesa dos animais, passando pelas petições, pela sensibilidade para com as vontades da cidadania e terminando com o caso das Sete Fontes e Casa das Convertidas.
O nosso agradecimento ao Sr. Deputado Hugo Soares por ter estado connosco e nos ter ajudado a clarificar algumas dúvidas.
Parabéns à Jovemcoop!
ResponderEliminarEste é o caminho, promover a consciência cívica dos mais jovens, permitirá a construção de uma sociedade mais ativa na defesa do património.
Carlos Santos
P.S. Correio do Minho 23 de Julho de 2013!