"Diário do Minho" 26/12/2012
O Diário do Minho publicou, no passado dia 26/12, um fantástico trabalho da autoria de Jorge Oliveira, sobre os fontanários e chafarizes da cidade de Braga.
Este trabalho revisita alguns chafarizes e fontes tais como a do Largo Carlos Amarante, Largo de Santiago, Largo do Paço, Rua D. Pedro V, Mercado, Largo da Senhora-a-Branca, Igreja de S.Vicente, entre outros.
Entre as opiniões colhidas, onde a JovemCoop marca presença, há um consenso no que toca à necessidade de recuperar e revitalizar estas estruturas, pois grande parte delas está abandonada, amputada de determinados elementos e sem água.
Destaca-se, ainda, o Complexo Monumental das Sete Fontes, local central da água de Braga, que abastecia grande parte destes chafarizes e fontanários.
Uma das propostas é de recanalizar a água perdida das Sete Fontes para estas estruturas, para que os cidadãos e a cidade voltem a ter locais onde possam beber água boa, de forma espontânea e gratuita, melhorando, inclusivé, o ambiente urbano.
Os nossos parabéns por este fantástico trabalho, que ajuda os cidadãos a olhar para o seu património de forma mais preocupada e atenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos que deixe aqui o seu comentário.
A publicação dos comentários está sujeita ao conteúdos dos mesmos.
Obrigado...