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8 de abril de 2013

CSI Braga: Balanço positivo

Uma actividade de cariz pedagógico
"Diário do Minho" 07/04/2013
 
A iniciativa “CSI Braga – Cidade Sob Investigação”, que se realizou no passado fim-de-semana, ficou marcada pela enorme adesão do público. Foram mais de 200 pessoas e de 39 equipas que estiveram presentes nesta atividade, num dia de sol que convidava à participação. Muitos jovens e também adultos juntaram-se para uma tarde de descoberta do património arquitetónico e cultural Bracarense. Esta iniciativa, promovida pela Juventude Social-Democrata, pela Juventude Popular com a colaboração da JovemCoop, consistiu num peddy-paper que levou os participantes a conhecer melhor a história de vários monumentos emblemáticos da cidade. Os principais objetivos eram promover o património bracarense e consciencializar os cidadãos para a necessidade da sua preservação e valorização.

A organização lançou o desafio para que cada cidadão fosse um agente de mudança, colocando o património sob investigação e contribuindo para a promoção patrimonial da nossa cidade, e os Bracarenses responderam ao apelo. O grande desafio passou por fomentar a Identidade através da educação para o património, sendo o peddy paper um modo divertido para que, em família e de forma descontraída, se estimulasse o interesse das pessoas pelo alargado número de bens patrimoniais que a cidade detém.
 
O “CSI Braga” foi enquadrado nas comemorações do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, cujo tema proposto para este ano - o património da educação - promovido em Portugal através da Direção Geral do Património Cultural sob o tema "PATRIMÓNIO + EDUCAÇÃO= IDENTIDADE", foca a importância de duas realidades paralelas - o património e a educação - com vista ao fomento da identidade territorial.

Os três primeiros classificados nesta iniciativa receberam como prémio diversas atividades radicais na DIverLanhoso. E face ao sucesso da iniciativa, no final ficou a promessa de se estudar um actividade de continuidade, podendo haver um “CSI Braga 2”.
 
 
 
 
 

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