Páginas

30 de junho de 2015

O Nosso Património #2

    


   Hoje, dia 30 de junho, reuni-mo-nos mais uma vez às 9:30h para mais um dia n’”O nosso Património”.
     Para iniciarmos o nosso dia, recebemos novos participantes que se juntaram a nós nesta jornada. De seguida, fomos divididos em grupos para uma melhor organização, onde todos os integrantes do mesmo, terão de colaborar na realização das várias propostas que nos serão feitas ao longo das nossas visitas a diversos monumentos, até ao final desta iniciativa. Depois dos grupos já estarem formados tivemos a agradável surpresa de ouvir o Presidente da Junta, Ricardo Silva, que nos incentivou a participar noutras atividades realizadas pela JovemCoop. Ouvidas as suas palavras saímos e dirigi-mo-nos ao nosso primeiro destino: a igreja de São Vítor.
     Quando lá chegamos, ouvimos uma breve história sobre o jovem Vítor, atualmente conhecido como São Vítor, também representada nos belos azulejos que revestem as paredes da igreja. Após esta pequena contextualização, reuni-mo-nos com os nossos respetivos grupos para realizarmos duas fichas acerca da parte móvel e imóvel da Igreja de S. Victor.
     Consideramos a igreja, sem dúvida, uma das mais únicas e bonitas de Braga, devido aos seus esbeltos altares, ao seu significado e à sua história.
     Terminada a visita, voltámos à Junta onde demos por encerrado o 2º dia no património.
     Apreciamos muito esta viagem e achamos que foi bastante interessante e divertida. Esperamos que se repitam mais dias como este!


Kika e Praça  

O Nosso Património #1



Olá!
Hoje foi o primeiro dia da XI edição da atividade "O nosso Património".
Este dia é sempre diferente todos os anos já que ficamos a conhecer novos participantes e monitores.
Após uma breve apresentação dos monitores, onde a monitora Gui falou sobre o objetivo da atividade e sobre a JovemCoop,fomos para a avenida central.
Lá fizemos vários jogos dinâmicos. No primeiro jogo cada um dos participantes escrevia no mínimo três perguntas como intuito de serem respondidas por outro participante/monitor.
De seguida fizemos um jogo de confiança e o jogo do Nó. No último, tínhamos que formar um círculo e decorar quem está no nosso lado direito e esquerdo e de seguida baralha-mo-nos e demos novamente as mãos aos que tinham estado ao nosso lado.
Assim, num espírito de equipa e entreajuda tínhamos que voltar ao círculo inicial.
No final regressamos à Junta de Freguesia de S.Vitor onde realizamos outro jogo como objetivo de nos ajudar a memorizar os nomes dos participantes .
Gosto sempre destas manhãs porque é sempre produtivo para o convívio e para incentivar a comunicação entre os novos e os antigos participantes.
Concluindo, esta manhã foi mais uma para relembrar de muitas que já fazem parte da minha memória dos últimos quatro anos de participação.

Beijinhos a todos e até amanhã. 

Joana Oliveira

Não percam o próximo episódio porque nós também não :)

Olá :)
Chamo-me André, tenho 12 e hoje foi o meu primeiro dia na atividade "O Nosso Património" organizada pela JovemCoop.
Neste primeiro dia encontra-mo-nos todos no auditório, onde os monitores se apresentaram, e falaram da JovemCoop. De seguida, fomos para os jardins da avenida central. O monitor Belo explicou-nos o primeiro jogo, que consistia em atirar uma bola de uns para os outros, quando recebíamos a bola tínhamos de falar sobre nós durante 20 segundos sem parar, eu disse o meu nome, a minha idade, a minha escola e a minha comida favorita. Quando terminamos o primeiro jogo, deram-nos uma folha em que tínhamos de escrever três questões, para o nosso colega do lado responder, mas os monitores misturaram as perguntas todas e afinal cada um respondia às questões que lhe saíssem. O último jogo era o jogo do "NÓ". Neste jogo aprendemos a trabalhar em equipa, pois só com a ajuda de todos foi possível desfazer o nó.

Chegou assim ao fim um grande dia na companhia dos meus colegas.

André Soares

23 de junho de 2015

Crónica JovemCoop - O São João dos bracarenses



O São João dos Bracarenses

Em época de santos populares, o São João é aquele que mais se vive em Braga. As ruas estão repletas de decorações alusivas ao Santo e as típicas bancas de manjericos e farturas também já enchem a avenida. Com a cidade “vestida” a rigor, dão-se início às festas que se celebram durante mais de uma semana.
A programação é bastante ampla podendo, assim, agradar a um maior número de pessoas que por lá passam. Desde os mais variados concursos, dos quais destacamos o concurso de cascatas sanjoaninas, onde a JovemCoop teve a honra de participar como representante da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto e que pelo segundo ano consecutivo se destacou com o honroso segundo lugar, até às abundantes exposições que enchem as salas dos museus de Braga. Certo é que este ano ninguém tem desculpa para ficar fora da festa mais popular da cidade.
Tal como a JovemCoop, muitas são as associações que decidiram cooperar com a Associação de Festas de S. João, de modo a abrilhantar as festividades históricas da cidade. Prova disso, foi o Cortejo Histórico que contou com a presença de várias associações e grupos culturais da cidade. Composto por vários quadros, como o candeleiro, a dança das pelas, a serpe ou o Rei da Mourisca, o cortejo histórico (ou do porco preto) saiu às ruas na passada sexta feira pelo segundo ano consecutivo e retrata as mais antigas tradições das festas de São João. À JovemCoop coube interpretar o quadro do Rei e Imperador, que durante do século XVI foi um dos quadros principais das festas. Apesar da escassa informação sobre este quadro, sabe-se que era caracterizado por ter uma dança que acompanhava o Rei e o Imperador, ainda que se desconheça o figurino da mesma. Os elementos deste quadro deveriam ir com trajes à época e de rigor cronológico. Apesar da falta de informação, tentamos sempre aproximar as recriações o máximo possível da realidade das antigas festas de S. João.
Um outro momento de originalidade das festas de S. João que importa referir, é o cortejo das rusgas, que se realiza esta noite. Passando pela Rua do Souto e percorrendo toda a Avenida da Liberdade, este é um dos momentos mais vividos pelos bracarenses e, por esse motivo, convidamo-lo a si, caro leitor, a passar pela rua e ver o cortejo. Damos particular atenção para a Rusga de Guadalupe, por ser uma rusga moderna, composta por jovens que pretendem dar continuidade às tradições, não permitindo assim o desaparecimento das rusgas espontâneas que se juntavam nos arredores da cidade e partiam para as festas de São João.
Mas não só de tradições se vive o São João. Este ano realizou-se, pela primeira vez, a Gala Sanjoanina “E Repenica…”, onde se homenagearam as mais importantes entidades da história das festas de S. João, ao som das tradicionais músicas que nos invadem durante as festividades ao Santo. A JovemCoop teve a oportunidade de ver a gala, uma vez que fomos receber o prémio das cascatas sanjoaninas e, em nosso entendimento, foi um momento magnífico onde a história e a tradição se uniu à música, e onde os grupos musicais da cidade se juntaram para interpretarem temas históricos como o hino da cidade, o hino de S. João, entre muitos outros. Por esse motivo deixamos aqui o nosso aplauso a todos os participantes na gala, sobretudo pela capacidade de aproximarem a população das tradições e por mostrarem que as tradições não têm que ser parolas nem saloias.
Com uma oferta cultural tão abundante, e sendo amanhã o dia do “nosso” santo popular, só o podemos convidar a sair de casa e a juntar-se às comemorações, porque, felizmente, cada vez mais o S. João não é só de Braga, mas é de todos os que o queiram viver.

13 de junho de 2015

XI Edição "O Nosso Património" - Inscrições Abertas


É já na próxima 2ª feira, 15 de Junho que abrem as inscrições para a XI Edição de "O Nosso Património", que irá decorrer de 29 de Junho a 24 de Julho nas instalações da Junta de Freguesia de São Victor.
  
"O Nosso Património", é uma atividade direcionada para o público jovem, com idades compreendidas entre os 12 e os 18, e que visa uma aprendizagem divertida sobre a História e Monumentos dos locais a visitar, bem como ajudar a criar consciências e a promover uma sensibilização ativa na proteção das nossas heranças culturais. 

Ao longo de parte do mês de Junho e do mês de Julho, os jovens participantes serão desafiados a conhecer a História de Braga, em geral, e da freguesia de S.Victor em particular. 

Durante quase 4 semanas, os participantes percorrerão as ruas em busca de monumentos, sítios de interesse e pessoas com relatos orais que interessem ser registados. Os jovens que participarem nesta atividade andarão munidos de uma mala com instrumentos de registo, com o objectivo de fotografar, desenhar e escrever as principais caraterísticas de um edifício histórico ou de um objecto patrimonial. Para tal usarão bússolas, máquinas fotográficas, fitas métricas, gravadores, entre outros equipamentos. 

O objetivo deste trabalho, além da latente consciencialização dos participantes, é compilar informação que possa ser utilizada como avaliação de um edifício de interesse patrimonial, que funcione na sua classificação ou que nos permita perceber, ao longos dos tempos se um determinado sítio apresenta danos e sinais de abandono ou obras de conservação e restauro. 

"O Nosso Património" – XI Edição, é uma atividade realizada pela JovemCoop e pela Junta de Freguesia de S.Victor, permitindo-nos cumprir o nosso objectivo de alargar a nossa área de intervenção e conhecimento, quer na parte patrimonial, mas também na área das políticas não formais para a Juventude de Braga.

As inscrições poderão ser feitas na Junta de Freguesia de São Victor, ou através do nosso email info@jovemcoop.com.
 

1 de junho de 2015

Respira com a JovemCoop




Ontem a JovemCoop abriu as portas de Braga para cooperar com a Associação Respira. Respira com a JovemCoop foi uma atividade direcionada a todos os fumadores e não fumadores para alertar para os riscos do tabagismo, que podem levar a uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). O desafio era colocar uma mola nasal e respirar apenas pelo tubo de uma palhinha, enquanto subiam os escadórios do Bom Jesus. A experiência  sentida, era semelhante à de quem vive com DPOC nível 3 ou 4. E o resultado foi chocante para todos, que não conseguiram subir muito além de alguns degraus. Com a missão de alertar os nossos jovens para os riscos que podem correr deixamos a mensagem do Vice Presidente a Associação Respira José Duarte Albino:

É mais fácil nunca fumar, do que mais tarde deixar de ser fumador!

Respire com a JovemCoop e faça esta experiência em casa: com uma mola nasal e a respirar por uma palhinha, tente realizar tarefas do quotidiano.