Páginas
23 de dezembro de 2015
8 de dezembro de 2015
Crónica "Solidariedade...todos os dias do ano!"
10 de novembro de 2015
Edifícios bracarenses – que futuro?
Edifícios bracarenses – que futuro?
6 de novembro de 2015
JovemCoop no Passa a Palavra
28 de outubro de 2015
Braga Assombrada
13 de outubro de 2015
Crónica Juventude - Projetar Braga: do passado para o futuro
Projetar Braga: Do passado para o futuro
Na última sexta-feira realizou-se mais uma Assembleia Municipal em Braga. Apesar dosdiversos assuntos em discussão foram dois os temas que mais se destacaram, e é sobre eles que resolvemos reflectir hoje.
Começamos por destacar a unanimidade conseguida para ceder o Convento de S. Francisco à Universidade do Minho, com o propósito de albergar ali a Unidade de Arqueologia.
Outro dos principais assuntos em discussão nesta Assembleia Municipal, e que não reuniu a unanimidade como o anterior, foi a doação, por parte da Câmara Municipal de Braga ao Sporting Club de Braga dos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal.
Tal como o Convento de São Francisco, que já viu o seu futuro passar por uma Pousada daJuventude, também estes terrenos já tiveram como destino a criação do Parque Norte. Contudo ambos foram actualmente alvo de novas decisões. No que a estes terrenos diz respeito, a CMB optou por doa-los ao SCB, o que não sendo a decisão ideal, porque a cidade precisa de espaços de lazer partilhados por todos, é sempre melhor do que ter os terrenos em estado selvagem, sem usufruto nenhum. Por proposta dos eleitos da CDU, ficamos a saber que o circuito de manutenção, que atravessará os terrenos deste parque desportivo, estará livremente fruível por todos os cidadãos. Outra sugestão que está em cima da mesa é a possibilidade de doar o “monstro” de betão que deveria ser a piscina olímpica. Esta parece-nos uma excelente proposta, uma vez que aquela mancha cinzenta está parada no tempo e precisava que alguém tire algum proveito do elevado investimento feito naquelas paredes escuras. As vozes discordantes, que não apresentam soluções realistas, são aquelas que outrora prometeram um Parque Verde nas Sete Fontes, ao mesmo tempo que tinham um PDM que previa a sua destruição para construção de habitações de alta densidade populacional, com prédios de muitos andares.
Não sendo este um projeto ideal, parece-nos, a nós, JovemCoop, uma boa opção para o reaproveitamento do espaço. No entanto, qualquer que seja o destino daqueles terrenos é fundamental, na nossa opinião, realizar escavações arqueológicas antes de qualquer outra intervenção. Confirmou-se, com a construção do estádio, que existiu naquele local um castro e por isso, qualquer marca de história que tenha resistido às intervenções já realizadas naquele local, deve ser preservada e incluída nos projetos. Ao contrário do que Braga tem vindo a fazer, é preciso preservar e mostrar, para que as pessoas possam vivenciar, experimentar e aprender.Só assim faremos da cultura uma nobre arte da educação.
1 de outubro de 2015
Hoje fiz algo pela minha Cidade
15 de setembro de 2015
Crónica JovemCoop - OP2016 – REFLETIR PARA MELHORAR!
À semelhança do ano passado, também este ano ocorre o Orçamento Participativo 2016, dando a todos aqueles que vivem, trabalham ou estudam em Braga a oportunidade de continuar a escolher o destino de parte do Orçamento do Município. Este é, na nossa opinião, um ato de louvor e uma verdadeira prova da democracia em que vivemos, pois todos devemos ter o direito de escolha, no que se refere a fundos públicos. No entanto, acreditamos que todo o processo que sustenta o Orçamento Participativo (OP) deve ser alvo de reflexão e adaptação.
17 de agosto de 2015
JovemCoop celebra 36 anos com projeto inovadores em prol do Património
16 de agosto de 2015
Parabéns JovemCoop...pelos 36 que aí vêm!
36º aniversário da JovemCoop
Hoje a JovemCoop comemora o seu 36º aniversário! Hoje o dia é de festa, hoje o dia é para cooperar,mas não são todos?
Outro dos princípios desenvolvidos ao longo destes 36 anos é a inovação. Sem nunca esquecer as causas mais nobres, como a salva guarda do Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes, ou o destino das Convertidas, reconhecemos que ainda há muito por fazer em Braga e que existem ainda muitos espaços a serem preservados. O Projeto Rios, no qual a JovemCoop participa, com o apoio da Junta de Freguesia de S. Victor, é a prova de que estamos sempre com as portas abertas para novos projetos, de que nos identificamos com todos os projetos que trabalham em prol de uma cidade melhor. A nossa participação no Projeto Rios, é a prova de que com cooperação e com vontade tudo se torna mais fácil, e que podemos realmente mudar as coisas.
Hoje, dia em que completamos os nossos 36 anos, olhamos para trás e vemos anos de sucesso, de trabalho, de cooperação, mas acima de tudo de AMIZADE. Hoje todos os cooperantes estão de parabéns, e temos a certeza que todos os que por cá passaram, levam a JovemCoop num cantinho especial do coração, com o sentimento de missão cumprida.
Parabéns em especial à atual equipa JovemCoop, que se esforça ao máximo por manter a associação dinâmica, sem nunca esquecer os valores que lhes foram transmitidos.
Hoje, todos estamos de PARABÉNS, e que venham mais 36 cheios de atividades e cooperação.
7 de agosto de 2015
Projeto Rios
in Diário do Minho | 07/08/2015 |
3 de agosto de 2015
JovemCoop conquista novos defensores do património
25 de julho de 2015
O Nosso Acampamento
21 de julho de 2015
O Nosso Património #17
20 de julho de 2015
O Nosso Património # 16
17 de julho de 2015
O Nosso Património #15
16 de julho de 2015
O Nosso Património #14
15 de julho de 2015
O Nosso Património #13
14 de julho de 2015
O Nosso Património #12
Olá a todos,
Hoje, dia 14 , fomos visitar dois monumentos, as Termas Romanas da Cividade e a Fonte do Ídolo. Primeiro vistamos as termas. Chegamos ao local e fomos para uma pequena casa onde nos sentamos para visualizar um vídeo que retratava como as termas eram antigamente e os percursos que os romanos faziam nas termas. Depois de acabar o video, a Guia disse-nos alguns pormenores, como por exemplo que as mulheres iam de manhã e os homens durante a tarde, entre outras coisas. Depois fomos a parte exterior e vimos as ruínas das termas e a guia identificou as várias partes das termas. No final vimos as ruínas do teatro romano, um pouco degradadas devido ao clima.
De seguida, deslocá-mo-nos para fonte do ídolo, um antigo santuário rupestre, edificado pelos romanos no início do século I. A visita iniciou-se com a apresentação de um vídeo sobre a história deste santuário e de como havia resistido ao longo dos tempos, até se ter sido considerado um monumento nacional. De forma resumida, o monumento é constituído por um nicho e por duas estátuas, ambas na vertical de uma das paredes, sendo consideradas togada e edícula, respectivamente. No final da vista voltamos para a junta.
Este foi o nosso dia.
André e João
13 de julho de 2015
O Nosso Património #11
10 de julho de 2015
O nosso património #10
9 de julho de 2015
O Nosso Património #9
Depois fomos para uma outra sala do museu na qual vimos um artefacto que seria único no mundo assim como falamos do facto de os romanos usarem moldes para certas cerâmicas. No final desta parte do museu estava localizado um tesouro na qual estariam 11 moedas de prata e 45000 moedas de cobre (espero não estar a exagerar :) ).A seguir vimos uma pata de um cavalo pertencente a uma estátua na qual este estaria a ser montado pelo imperador dessa época, vimos uma coleção de marcos miliários existentes nesta época, cerâmicas encontradas recentemente onde está o Liberty Street Fashion e uma sepultura na qual uma mulher estaria enterrada devido aos pertencentes que esta levava para a outra vida.No final da visita vimos as ruínas do que seria um jardim localizado no interior da casa ou um tanque. Estas ruínas seriam do tempo dos romanos e foram encontradas quando se estava a planear a construção do museu.A visita foi interessante e penso que todos ficamos a saber mais sobre o que se passou na nossa cidade no passado.