15 de março de 2010

Jim, your mission is...

Creio que este homem dispensará apresentações para grande parte de nós, mas ainda assim, atrevo-me a mostrar quem foi Peter Graves para mim.
No seio da imaginação da adolescência, muitos de nós queriamos ser agentes secretos, infiltrados em alguma organização, ter acesso a tecnologia de ponta e ajudar a acabar com conspirações ao mais alto nível. Isto era, na verdade, "Missão Impossível"!
E conheci Peter Graves, no papel de Jim Phelps, agente de uma entidade secreta que, sempre em missões impossíveis, "arrumava os maus" e enaltecia o papel dos "bons". Marcaram-me duas frases que ainda hoje as guardo..."Good Morning, Jim. Your mission is..." e outra que soava qualquer coisa tipo "se algum dos agentes for apanhado, o governo negará o seu conhecimento e existência!".
Vi Missão Impossivel nos finais da década de 80 e princípios de 90...só mais tarde é que comecei a ver a série antiga dos anos 60 e 70.
Fui, grande parte das vezes, um agente secreto, membro daquelas equipas escolhidas a dedo. Andei às voltas pelo mundo com eles, roía-me de inveja porque eles manuseavam equipamento high tech que nem sonhava que pudessem vir a existir (actualmente até me rio dos enormes instrumentos com que eles trabalhavam, face à nano tecnologia que marca a nossa geração), sofria com eles a amargura do episódio e regozijava-me quando enganavam os maus e faziam com que eles parecessem "uns tótós".
Presto aqui uma homenagem a um homem das artes cinematográficas que marcou gerações, que ontem faleceu..
É caso para dizer...Your mission Jim... é perpetuar no nosso imaginário como agente, não secreto, mas de ilusões, divagações e muito entretenimento.

Sem comentários: