20 de outubro de 2014

O Brasão tão desejado



O Brasão de Armas da Casa de Bragança volta ao topo da Mãe de Água do Dr. Alvim de Baixo

A SURPRESA  não poderia ser melhor (e maior, até).

Este fim de semana, aquando de uma visita ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes, deparamo-nos com a recolocação do Brasão de D. José de Bragança no topo da mãe de Água do Dr. Alvim de Baixo.

Este brasão, em excelente estado de conservação (bem esculpido e menos erosionado que o Brasão do mesmo arcebispo que encima a Mãe de Água do Dr. Amorim - a norte do Complexo Eco Monumental) terá sofrido uma tentativa de roubo/vandalismo há quase 2 décadas, segundo relatos do Agueiro, Sr. Joaquim Peixoto.

Numa 2ª feira de manhã, este funcionário da AGERE, responsável pela manutenção das Sete Fontes, chegou ao local e deparou-se com o brasão em pedra derrubado, à porta da Mãe de Água e danificado.

As peças graníticas foram recolhidas e colocadas nos depósitos de água situados em Montariol. Ficou lá guardado, resguardado de ser contemplado e privado da sua função, até ao final da semana passada.

Com as obras de recuperação e valorização do Complexo Monumental, que estão a decorrer desde Junho do corrente ano, o Brasão voltou ao seu sítio original e não passa despercebido a quem entra no Complexo pelo extremo sul, da Rua Nuno Morais.

Por ser uma reivindicação antiga que agora foi cumprida, todos os amigos das Sete Fontes ficam agradecidos e muito agradados com esta boa notícia.

Os nossos parabéns à CMB e à AGERE por darem mais este sinal de requalificação dos monumentos, que conduzam à constituição do Parque Verde das Sete Fontes.

Sem comentários: