29 de março de 2016

Crónica "Dia Mundial da Juventude - O dia de Braga"



Dia Mundial da Juventude – o dia de Braga

Sendo a JovemCoop uma associação juvenil, não podíamos deixar passar o dia de hoje sem lhe dedicarmos esta crónica. Hoje é o dia mundial da juventude, e como se não bastasse esta ser a geração primordial da nossa associação, é também a faixa etária maioritária da nossa cidade, pois Braga é verdadeiramente uma cidade jovem.

Para uma associação como a JovemCoop, não é possível falar do dia mundial da juventude sem o relacionar com dois grandes momentos da cidade. Foi em 2012, aquando da atribuição à cidade do título de Capital Europeia da Juventude, que todos os cidadãos reconheceram Braga como uma cidade oficialmente jovem, apesar dos seus dois mil anos de história. Durante todo esse ano Braga respirou juventude nos seus mais variados eventos, nas suas mais variadas formas e expressões. Porém, este não foi um ano só pensado para os jovens, mas com um grande objetivo de fomentar um diálogo intergeracional, de unir os jovens à sua cidade, à sua história, criando assim fortes laços de identidade fazendo de Braga uma cidade de todos, para todos. Nesse ano, o movimento associativo fez-se ouvir e surgiram inúmeras associações desejando dar o seu contributo para o ano de comemoração que se vivia pelas ruas da cidade. A JovemCoop não foi exceção, mostrando-se desde cedo disponível para aproximar Braga dos bracarenses, em especial da juventude que enchia as ruas da cidade. Este foi para nós um momento alto da vida da cidade que deixou uma grande herança a todos os bracarenses. Prova do sucesso de 2012 é o facto de, no presente ano, Braga ser a Capital Ibero Americana da Juventude. Um ano que vivemos com grandes expectativas e que desejamos que seja vivido por toda a cidade, tal como aconteceu anteriormente.

Apesar dos títulos atribuídos, na nossa opinião o fundamental é o legado que essas experiências podem e devem deixar na cidade. É essencial que depois de uma grande reflexão se colham os melhores frutos destas sementes lançadas à cidade. Já temos provas dadas de que existindo iniciativas e uma boa divulgação há adesão. Os bracarenses são cidadãos ativos e participativos na cidade que apenas precisam de ser estimulados pela cidade.

É certo que Braga é cada vez mais ativa e que se esforça diariamente para se aproximar dos cidadãos. Por exemplo a Semana Santa Bracarense, vivida nestes últimos dias, é um evento solene da cidade, mas hoje existem diversas possibilidades para que cada um se aproxime e se identifique com esta semana tão singular. Através de exposições, concertos, concursos, ou até mesmo da participação como figurante nas procissões, a Semana Santa é hoje um momento de religião abraçado à cultura. Hoje a tão aclamada semana é tão religiosa quanto cultural. Deste modo, é para nós fundamental trabalhar na aproximação dos jovens bracarenses aos principais momentos vividos na cidade, às nossas tradições, à nossa identidade.

Sabemos que manter os jovens ativos, dinâmicos e interessados é um trabalho difícil, com inúmeros obstáculos, mas é essencial. Os jovens de hoje são os adultos de amanhã e por esse motivo consciencializa-los é uma tarefa fundamental se queremos um futuro participativo na nossa cidade. Esse é um dos grandes objectivos da JovemCoop, queremos mostrar às gerações vindouras, que são o nosso futuro, e que tal como nós conseguem cuidar da cidade para que esta se torne cada vez melhor.
Hoje, dia mundial da juventude reconhecemos que Braga está cada vez mais próxima dos que nela habitam, mas que ainda muito há para fazer. Desejamos assim que Braga não deixe o seu legado esquecido, e que trabalhe para que todos os anos sejam dignos de ser capital, não só da juventude, mas de todos os bracarenses. 

Sem comentários: