27 de junho de 2017

Crónica - "Pelas gerações de amanhã"


Pelas gerações de Amanhã

Chega, até aos dias de hoje, um dos mais singulares legados do século XVIII. Provavelmente projetado por D. Rodrigo de Moura Teles e edificado por D. José de Bragança, ao longo de aproximadamente 3500 metros, o Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes é, ou deveria ser, um dos locais com maior destaque na periferia do centro histórico da nossa cidade.

Monumento Nacional desde 2011, muitos são os bracarenses que já visitaram as Sete Fontes e toda a sua envolvente, sonhando ver ali o Parque Verde que a cidade merece e que, inclusive, já foi projetado para aqueles hectares. Reflexo do poder da comunidade, as Sete Fontes já foram tema de várias discussões públicas, já viram o seu destino ameaçado, mas devido a um conjunto de sinergias, onde entidades e cidadãos uniram as forças, foi conseguida a salvaguarda deste que é um espaço único na cidade. No entanto, ainda muito falta fazer para dar uma maior dignidade àquele local. É certo que as Mães D’Água foram já alvo de intervenção, mas até o Parque Verde sair do papel e ganhar forma no terreno, infelizmente, ainda muita água terá de correr.  

No passado dia 13 de junho, a Câmara Municipal de Braga fez um ponto de situação aberto a toda a comunidade, para que todos ficassem a par do andamento do processo. Como não podia deixar de ser, a JovemCoop esteve presente e concluímos que blindaram-se situações que estavam soltas, partindo, só agora, para a estratégia do Parque. Estima-se que num prazo de dois anos o projeto irá finalmente avançar e tenha já uma frente urbana concluída. Contudo, na nossa opinião, antes de avançar com o projeto seria conveniente organizar um diálogo público, dado que será um espaço para usufruto de toda a população, pois acreditamos que todos poderão acrescentar alguma mais-valia ao projeto. Durante a sessão de esclarecimento, todos foram convidados a estarem presentes na inauguração da bica pública das Sete Fontes, que deverá acontecer no dia 15 de julho.

A salvaguarda e valorização do património é um dos principais focos da JovemCoop, e acreditamos que deveria ser também de toda a sociedade. É urgente protegermos os vestígios de história que chegam até aos dias de hoje, pois todos eles contribuíram para a construção da nossa identidade enquanto bracarenses. Por esse motivo, achamos fundamental as visitas ao Complexo Eco Monumental das Sete Fontes, pois todos aqueles que visitam este complexo não conseguem sair de lá indiferentes. Só queremos proteger e preservar aquilo que conhecemos e que sentimos que também nos pertence e, para isso, nada melhor que visitar e conhecer os locais.


Como forma de sensibilizar os futuros adultos da nossa cidade para questões como a proteção e valorização do património, a JovemCoop dará início, no próximo dia 3 de julho, à décima terceira edição de “O Nosso Património”, uma atividade realizada para jovens dos 12 aos 17 anos que tem como finalidade dar a conhecer o património existente na cidade, em geral, e na freguesia de S. Victor, em particular, uma vez que a Junta de S. Victor é parceira neste projeto desde a primeira edição, em 2005. Acreditamos que, desta forma, no dia de amanhã, quando estes jovens forem adultos, valores como preservar ou valorizar já estarão na consciência de todos. Nessa altura, quando forem passear pelo Parque da cidade de Braga, poderão dizer que conheceram as Sete Fontes quando ainda poucos as valorizavam e que também eles contribuíram para a preservação daquele local. Um local sonhado por pequenos e graúdos que é urgente tirar do papel. Braga precisa de um espaço verde, Braga precisa de valorizar e preservar aquilo que faz desta cidade uma cidade única.

Sem comentários: