10 de dezembro de 2019

Crónica - Vamos falar de Voluntariado

Vamos falar de Voluntariado…
No passado dia 5 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional do Voluntariado. Em jeito de comemoração, a Escola Secundária Carlos Amarante, juntamente com a Junta de Freguesia de S. Victor, realizaram o IV Fórum das Instituições. 
A JovemCoop foi uma das entidades convidadas a integrar o painel de oradores, juntamente com a Associação Académica da Universidade do Minho e a Associação Synergia. Perante um público juvenil, fomos desafiados a falar não só das instituições que representamos, mas também sobre a nossa experiência pessoal enquanto jovens voluntários. Deste modo, ao aceitarmos o desafio proposto, fomos levados a refletir verdadeiramente sobre o impacto que o voluntariado tem nas nossas vidas. 
Quando pensamos que o voluntariado serve para ajudar os outros sem ganharmos nada em troca, não podíamos ser mais ingénuos! Na verdade, aquilo que recebemos é muitas vezes maior do que aquilo que damos, tendo o exemplo da experiência que o voluntariado nos dá, os valores que nos transmite e as ditas “skills” (capacidades) que nos permite desenvolver, tudo isto dando apenas o nosso melhor, e um pouco do nosso tempo, sem termos de pagar nada em troca. Afinal quem fica a ganhar: a causa pela qual nos voluntariamos ou nós mesmos?
Foi com esta reflexão que abordamos os jovens presentes no Fórum. Quase a terminar o secundário, e sem qualquer experiência profissional no seu curriculum vitae, o que é que os pode diferenciar dos outros? O que é que os pode tornar mais valiosos para a entidade empregadora?
As experiências de voluntariado, que podem ser nas áreas que mais nos agradam, ajudam-nos a dar valor e, acima de tudo, a ganharmos valor. Dependendo do projeto de voluntariado escolhido podemos desenvolver diversas capacidades, desde melhorar línguas estrangeiras, passando pela comunicação com outras gerações e entidades, o espírito de iniciativa, a criatividade, entre muitas outras. As nossas experiências, enquanto voluntários, tornam-nos seres ainda mais únicos e singulares, que além de nos evoluir enquanto pessoas, nos evoluem também enquanto profissionais. 
Na quadra natalícia que vivemos é fácil associarmo-nos a uma causa e termos o privilégio do sentimento que é missão cumprida, mas já pensamos como será que essas mesmas causas sobrevivem durante todo o ano?
Para que haja associativismo e atividades durante todo o ano é necessário que existam pessoas que dedicam algum do seu tempo a uma organização, que pode ser de carácter social, desportivo, cultural… O importante é vestirmos a camisola e podermos fazer do voluntariado uma das nossas missões do novo ano que se avizinha. Caso já seja um dos felizardos que abraça a causa do voluntariado e do associativismo, o desafio será, então, conseguir partilhar a sua missão com um amigo. Se cada voluntário levar mais um amigo, as associações conseguem duplicar os seus associados e terão, então, o dobro das mãos para trabalhar. 

Nesta quadra em específico, a JovemCoop, em cooperação com a Braga+, abraça a causa do Grupo Coral de Guadalupe – a Missão Põe Azeite – e realiza um percurso solidário onde a inscrição é uma garrafa de azeite. Esta recolha tem como objetivo temperar o natal dos mais carenciados e enriquecer o cabaz entregue pela Comissão Social da Junta de Freguesia de S. Victor. No dia 21 de dezembro, pelas 10h, o percurso que inicia na Capela de Guadalupe irá (re)visitar algumas das principais obras do mestre André Soares, celebrando, assim, os 250 anos da sua morte. Esperamos vê-lo por lá, caro leitor, para que possamos desejar-lhe umas boas festas. Despedimos de 2019, desejando que 2020 traga acima de tudo muito voluntariado!

Sem comentários: