4 de outubro de 2009

Sobre o Rio Este



Este artigo do jornal "O Balcão", dedicado ao Rio Este teve o contributo da JovemCoop.
Na verdade, enquanto Coordenador Geral da JovemCoop fiquei, naturalmente, contente por termos sido procurados pelo jornalista para nos pronunciarmos sobre esta matéria.
Desde há algum tempo que temos vincado a nossa vertente ambiental, alertando para as questões relacionadas com o Rio Este. Tivemos, inclusivé, oportunidade de assistir à apresentação do Projecto de Renaturalização das Margens do Rio Este, bem como tivemos oportunidade de nos pronunciar sobre o mesmo.
Tal como podem ver AQUI, a JovemCoop teve a preocupação de se debruçar sobre vários aspectos ligados ao Rio. Contudo, ainda que a DECLARAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL mencione o nosso contributo, esperamos, para bem do rio Este e da qualidade de vida dos cidadãos bracarenses, que o projecto tome em conta as nossas indicações.
E o jornal "O Balcão" transmite a nossa posição na integra. Achamos que esta intervenção é uma operação de cosmética, pois o projecto dedica-se mais a embelezar a área envolvente do que recuperar e revitalizar o Rio. Lembramos que a intervenção, feita a partir da Av. Frei Bartolomeu dos Mártires, não contempla a área a montante, pelo que o Rio continuará a ter água poluída e muito suja.
Lamentamos que este projecto não insira medidas de despoluição da água, de controle de qualidade e que não se pratiquem coimas a quem insiste em tornar o Rio Este um esgoto a céu aberto.
Estaremos atentos às intervenções e tentaremos dar sempre um maior apoio na procura de um Rio Este verdadeiramente requalificado.

Sem comentários: