14 de abril de 2010

Braga - Capital Europeia da Juventude 2012



A JovemCoop apresenta, publicamente, a sua satisfação por Braga ter alcançado um resultado positivo na fase final da Candidatura a Capital Europeia da Juventude 2012.

A cidade de Braga saiu vencedora de uma votação complicada, pois competia com duas cidades de um mesmo país (Grécia). Felizmente, a acreditar naquilo que foi explanado pelo dirigente da Juventude Socialista de Braga, o programa da Candidatura de Braga mostrou-se forte e bem estruturado, acabando a escolha do juri por recair na nossa cidade.

Obviamente que manifestamos o nosso regozijo por este resultado, pois de alguma forma, queremos acreditar que o serviço voluntário que a JovemCoop tem desenvolvido em prol da juventude de Braga, pode ter sido um contributo para este resultado. As actividades de sensibilização e de participação cívica que temos vindo a promover ao longo de mais de 30 anos, reforçam a nossa posição de parceiro educativo não formal junto de uma população alvo sensível e que requer muitos esforços para se inserir, adaptar e "crescer".

Braga começará já a preparar as actividades para desenvolver em 2012.
Apesar de não ter sido apresentado às associações juvenis a versão final do programa da candiatura, acreditamos que agora a entidade responsável pela sua apresentação (CM Braga) reunirá com os parceiros e nos apresentará o dossier com a programação. Esperamos que Braga adquirá know-how e capitalize os recursos de que dispõe para que a nossa cidade seja sempre uma Capital Europeia da Juventude, mesmo depois do ano 2012.

Nós continuaremos a perseguir e a pugnar os mesmos objectivos de sempre e realizaremos o nosso programa de actividades que, esperamos nós, seja bem acolhido pela CMB e o anexe à CEJ2012.
Esperamos que as actividades que serão desenvolvidas tenham consistência e sejam fortes do ponto de vista da empregabilidade e inserção nos mercados de trabalho, mobilidade jovem, cultura e recreação juvenil e que  não seja vago e com colagens a actividades que o Município já vem desenvolvendo per si (Braga Romana, BragaJazz, Mimarte, etc).

Este selo de qualidade que foi atribuído a Braga visa, de facto, potenciar Braga como uma capital onde os jovens têm condições de vida, desde a inserção profissional, à qualidade de habitação e a programas de diversão e ensino. Por isso, esperamos que a CMB não se escude nas actividades que já realiza há muitos anos e não aproveite esta oportunidade para dar qualidade de vida e competências aos jovens.

A CMB e a cidade poderão contar com a JovemCoop no que entenderem que podemos ser úteis. A nossa única contrapartida é que a CMB seja séria, encarando-nos como um verdadeiro parceiro e legitime actividades e acções em prol da juventude.

À data, a CMB está de parabéns por este primeiro esforço de conseguir assacar para a cidade o epíteto de Capital Europeia da Juventude. Agora tem de dar provas de que quer, de facto, ser uma permanente CEJ.

Sem comentários: