16 de fevereiro de 2011

Casa Municipal da Juventude - miragem em Braga?

retirado do "Correio do Minho" de 16/02/2011

É de um concelho bem perto do de Braga que chega um excelente exemplo de prática de políticas direccionadas para a juventude.

A Casa da Juventude de Famalicão foi ontem inaugurada, transmitindo a mensagem, subliminar ou não, que a juventude é uma área séria, que merece essa aposta, pois poderá ser uma ferramenta na formação de cidadania e na aquisição de novas competências.

O Delegado Regional Norte do IPJ, Dr. Vitor Dias, elogiou a política de juventude daquela autarquia, pois na verdade reconhece que esta política aproxima os jovens da coisa pública e fornece formação, informação, ocupação dos tempos livres e outras valências em áreas distintas.
retirado do "Diário do Minho" de 16/02/2011

Em Braga, que irá receber a Capital Europeia da Juventude, ainda se debate o destino a dar ao antigo Quartel da GNR, situado no Campo da Vinha, em pleno centro histórico e vizinho da Câmara Municipal de Braga (Convento do Pópulo). Seria aqui uma excelente Casa da Juventude ou a Pousada da Juventude de Braga, que continuamos a defender a sua localização no centro histórico de Braga.

Na verdade, a dez meses de Braga ser investida como Capital Europeia da Juventude (CEJ2012), ainda falta um espaço congregador e dinamizador da juventude. Um espaço onde os jovens possam ter acesso à formação e informação, mas onde possam desenvolver competências, partilhar experiências, aceder a oportunidades de negócio, incentivo à inserção no mundo profissional e , claro, usufruir de um programa cultural e de ocupação de tempos livres forte e interessante.

Mas é aqui que a CMB tem claudicado, pois ganhou o titulo da CEJ, mas parece ficar para as "calendas" e dinamização jovem e proporcionar um (ou mais) espaço(s) onde se incentive a maior participação jovem.
Não basta ter um programa para 2012...é preciso uma linha de actuação para toda uma geração!Os jovens bracarenses precisam de se sentir parte de Braga!

Sem comentários: