24 de março de 2011

DIVULGAÇÃO - Workshop: A água na região de Braga



O Workshop que terá lugar no dia 25 de Março, de manhã, em Gualtar, no Anfiteatro da Escola de Engenharia, subordinado ao tema "A água na região de Braga", insere-se no âmbito da realização da 2ª Reunião do Projecto Europeu As "Formas" da água. Significados, usos e arquitecturas do bem comum mais precioso, financiado pelo Programa Cultura (2007-2013).

A sessão tem por objectivo dar a conhecer à comunidade académica os objectivos do Projecto bem como o trabalho que se encontra em desenvolvimento por parte da Universidade do Minho, enquanto parceira, incidente sobre as formas culturais da água na cidade de Braga e região envolvente. O âmbito cronológico abarcado compreende o período entre a Época romana e o período pré-industrial.

Pretende-se sublinhar, por esta via, a importância da água enquanto recurso indispensável à vida, mas também como património cultural identitário da região euro-mediterrânica. Pretende-se igualmente destacar a necessidade de valorizar o uso e significado da água, ao longo dos tempos, bem como sensibilizar a comunidade para a preservação das expressões arquitectónicas a que deu origem. Quer como recurso, quer como património cultural tangível e intangível, a água merece ser estudada tendo em vista divulgar as diferentes e complexas expressões utilitárias, simbólicas e arquitectónicas, que o seu uso assumiu na história das regiões europeias.

Público alvo:
Comunidade académica em geral
Comunidade discente graduada e pós-graduada das áreas de História, Arqueologia e Património

Mais informações: http://www.watershapes.eu

Cumprimentos

Rafaela Sousa/CITCEM
605280
sala 226 ICS

Sem comentários: