26 de dezembro de 2011

Guadalupe: Um fantástico concerto de Natal

"Correio do Minho" 22/12/2011


No passado dia 23, pelas 18h, o Grupo Coral Porta Nova percorreu as ruas do centro da cidade de Braga, entoando canções de Natal.
Cumprindo uma tradição com cerca de vinte anos, o Grupo Coral Porta Nova, regido pelo Pe. Sousa Fernandes,  participou nas animações natalícias da cidade, cantando as mais famosas músicas de Natal, de um repertório que abrange a cultura popular portuguesa, mas também cânticos internacionais.
O Grupo Coral Porta Nova, que este ano convidou o Grupo Coral de Guadalupe para se juntar aos cânticos na rua, incluiu no repertório as músicas “Adeste Fideles”, “Joy to the World”, “Noite Feliz”, “Natal de Elvas”, “Decorai Vossas Moradas”, entre outras.
O concerto de rua iniciou-se às 18h na Rua do Souto com repetição na Arcada, em frente à Capela da Lapa, por volta das 19h.
No mesmo dia 23, o Grupo Coral de Guadalupe realizou um concerto de Natal, na Capela com o mesmo nome, albergando, nessa noite, a actuação do Grupo Coral Porta Nova, que entoou tradicionais cânticos de Natal, a cappela.
Seguidamente, apresentou-se a espectáculo, o recém constituído Grupo de Guitarras de Guadalupe, formação liderada pelo professor Sérgio Gomes e composta por  cerca de 12 elementos, que tocou peças como “All through the Night”, “Away In a Manger”, “God rest ye  Merry, Gentlemen” e “Hoje ao acordar…” .
A este último tema tocado pelo Grupo de Guitarras de Guadalupe juntou-se o Grupo Coral de Guadalupe para cantar a melodia.
Já em palco, o Grupo Coral de Guadalupe apresentou um repertório de músicas bastante diversificado. Incluiu temas tão conhecidos como, “O Pai Natal veio à cidade”, “Vai Nevar…Let it Snow”, “Jingle Bell Rock”, "Have yourself a Merry Little Christmas", “Walking in a winter wonderland” e terminando com “Mary, did you know?
Este concerto surgiu com intuitos solidários, pois os elementos do Grupo Coral de Guadalupe estiveram, nos últimos meses a tricotar cachecóis, tendo-os vendidos a quem assistiu ao concerto, com objectivo de angariar receitas que foram totalmente entregues à Comissão Social da Freguesia de S. Victor e à Paróquia de S. Victor, entidades que muito têm zelado para que nada falte no Natal de quem mais precisa.
Foi uma forma singela de celebrar o Natal, num espírito de união e de uma forma calorosa e colorida, pois os cachecóis tricotados tinham cores alegres e variadas.
Esta iniciativa de “Tricotar o Natal” seguiu-se à “Missão Põe Azeite” que, com a colaboração de várias pessoas e instituições, conseguiu reunir cerca de 460 garrafas de azeite e que foram distribuídas em cabazes de Natal.

Sem comentários: