19 de dezembro de 2011

CEJ2012: a grande incógnita

"Diário do Minho" 19/12/2011

Está a correr na Imprensa que a direcção da Braga 2012, Capital Europeia da Juventude está em negociações com a cadeia de televisão MTV para trazer a Braga o MTV Day e, consequentemente, grande nomes ligados à música internacional.

O mais importante não é saber se vem grupo A ou B, ou se vão tocar em dia X ou Y.

O mais interessante é perceber que há uma enorme aposta em eventos musicais, mas quanto ao resto dos conteúdos da BragaCEJ nada há para dizer.

Como bem ilustra a imagem seguinte, na página oficial da BragaCEJ, na parte eventos nada há calendarizado.

Mais grave, na nossa opinião, é esta postura de "Pão e Circo", em que se entretem os jovens com nomes sonantes e faz-se cair por terra duas das principais linhas orientadoras desta CEJ: a participação activa dos jovens no programa de actividade e dar-lhes ferramentas para melhores condições profissionais ou de acesso à empregabilidade.

Prova disso é que estamos a 11 dias do fim do ano 2011 e a 25 dias da inauguração há associações, como a nossa, que ainda não foram contactadas para saber qual a nossa participação no programa oficial da BragaCEJ - áreas de intervenção, logística, datas, etc.

Queremos fazer parte da BragaCEJ, queremos contribuir com o nosso capital humano e de conhecimento para ajudar a fazer a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre, mas, pelo visto, não há interesse que as associações tenham papel activo no programa. esta CEJ não devia ser uma questão de forma, mas sim de conteúdo!

Quando achamos que TODOS SOMOS Braga...fica aqui um sentimento de exclusão!
Mas ainda assim, com ou sem o nosso contributo, desejamos que Braga seja uma boa capital para os jovens, por isso aqui fica o primeiro video oficial do evento.






Sem comentários: