24 de setembro de 2012

BragaCEJ2012 e o Centro Europa Atlântico

"Diário do Minho" 23/09/2012

Esta é uma grande notícia que apenas provocou uma tímida notícia nos jornais.
Esta iniciativa de Braga albergar um Centro Europa Atlântico projectará a nossa cidade como uma das cidades europeias com trabalho efectuado em rede e que se destacará pela sua forma de desenvolver competências a partir de um processo de educação não formal.
 
A ideia partiu de uma série de conferências internacionais no decorrer da Braga Capital Europeia da Juventude (CEJ) e foi apresentada durante a Cimeira Europa-América, de preparação da Cimeira de chefes de Estado do espaço Ibero-Americano, que terminou ontem em Braga.

"O centro tem vocação local regional no apoio aos jovens e às suas organizações no sentido da capacitação destes, de igual forma a nível nacional e internacional", refere Carlos Santos, da CEJ, que explica que o projeto será "uma expressão viva" das propostas do Parlamento Europeu de Braga e das três cimeiras internacionais realizadas no decorrer da CEJ. O Centro Euro-Atlântico de Juventude conta com o Apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e assume esta vocação de cooperação internacional com os três continentes e suas estruturas representativas juvenis. O espaço também terá como função ser a sede da Rede Europeia de Capitais Europeias de Juventude.

DARÁ IMPULSO À DISCUSSÃO DE POLÍTICAS EUROPEIAS
Uma das funções do centro será, para além de preparar jovens através da educação não-formal, constituir grupos de jovens europeus para discutir as políticas europeias da juventude.
 




Sem comentários: