22 de abril de 2013

DIMS_Caminhada/Visita às Sete Fontes

"Diário do Minho" 21/04/2013

Foto de Grupo em frente à Mãe d'Água do Dr. Alvim (de cima)

Na sequência do debate promovido pela Braga+ e JovemCoop, ficou estabelecido visitar as Sete Fontes, dando continuidade às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A visita realizou no Sábado, dia 20 e contou com cerca de uma centena de pessoas, muitas delas a "entrar", pela primeira vez, no Complexo Monumental das Sete Fontes.

Esta iniciativa teve o ponto de início no Largo da Senhora-a-Branca, seguiu o trajecto da Via romana XVII (Rua S.Victor), desviou pela Rua de S. Domingos e continuou pelo traçado da Via romana XVIII (Geira). Fez parte desta actividade paragem na Capela de S. Victor-o-Mártir, no Lugar de Passos, relembrando a História do martírio de S.Victor, que terá nascido e cruzado, naquele local, com um cortejo a deuses romanos.

Chegados às Sete Fontes, os participantes puderam ouvir a contextualização histórica do monumento, visitaram as galerias subterrâneas, assistiram ao nascimento da água e puderam usufruir de um belíssimo local verde.

Dos comentários mais frequentes, ouvia-se repetidamente: "como é possível deixar isto ao abandono ou quererem destruir?" ou "quando é que fazem das Sete Fontes um parque verde para a cidade?".

A acompanhar a visita esteve o Vereador do Urbanismo da CMB, Arq.to Hugo Pires que, no fim da caminhada e da visita às galerias, saudou os participantes e agradeceu a força da cidadania por mostrarem outras opções ao executivo camarário, reforçando a ideia da não construção da variante à E.N.103. Esta breve declaração arrancou uma salva de palmas dos participantes.



Sem comentários: