22 de abril de 2013

Salão Egípcio: Urgente Intervenção Preventiva


"Diário do Minho" 21/04/2013
 
JovemCoop e Braga+ visitaram o Salão Egípcio

A partir da iniciativa de Fernando Mendes e de Leonardo Rodrigues, as portas do nº9 da Rua de Souto voltaram a abrir-se, permitindo, a quase centena e meia de pessoas, conhecer e visitar o famoso Salão Egípcio.

O edifício onde se situava o antigo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio contem um dos maiores ex-libris bracarenses, no que toca a pinturas parietais.
As pinturas nas paredes ilustram motivos egípcios com faraós, divindades, escravos, carros e cavalos, bem como hieróglifos que nos transportam para uma outra realidade.

O estado de conservação é crítico e esta sala merecia melhor sorte, já que além da curiosidade que desperta aos bracarenses, seria, com certeza, um ícone de atracção turística.

Ficamos a saber, durante esta visita, que o levantamento das neecssidade ao nível das pinturas já foi efectuado e está orçado em 70.000€, além de que quem adquirir o imóvel terá de recuperar obrigatoriamente esta divisão, na sua traçada original.

Após a visita ficámos com a ideia da urgente necessidade de se estancar as infiltrações de água, que neste momento põe em perigo as figuras egípcias.

Agradecemos a possibilidade que nos foi concedidaem visitar o Salão Egípcio e ficaremos atento a este imóvel.

Falando de tesouros por descobrir, recomendamos a leitura do artigo do Público, datado de 11/06/2012, da autoria de Samuel Silva.


Sem comentários: