14 de março de 2015

Diário da Cooperante #7




Olá amiguinhos J

Hoje vou vos falar um pouquinho sobre as minhas aulas.
Como referi num texto anterior, venho com 1 mês de atraso de aulas. E isto de um certo modo está a assustar-me um bocadinho. Primeiro porque as aulas são em espanhol, depois porque já estão muito avançados. Já temos vários trabalhos para entregar em “atraso”. Mas com esforço e dedicação acho que conseguimos lá chegar.
A minha primeira aula teórica foi de planificação. Senti-me muito bem porque a turma foi acolhedora e muito simpática.
Quando tive a primeira aula de desportos de adversário apercebi-me logo que estava lá “enganada”. Tinham-nos dito em Portugal que desporto de adversário era relacionado com luta, e de facto é, mas esqueceram-se de nos dizer que também temos desportos com raquete. Ai desportos de raquete… Eu não queria nada disto. Mas vai ter de ser. Nessa aula o professor explicou-nos o trabalho que tínhamos de fazer e separou-nos a todos. Eu fiquei num grupo com mais três rapazes espanhóis. Ao início não achei muita piada, mas confesso que agora foi a melhor coisa que nos aconteceu. O meu grupo é espetacular. Eu falo para eles em português e eles tentam perceber; ajudam-me muito quando é para fazer o trabalho para eu compreender bem os objetivos. Foi uma ótima maneira de me inserir na turma. O nosso trabalho é relacionado com desportos de luta, grappling. Vou ter de aprender, vamos ver como me vou sair. Já tive duas aulas de desportos de raquete: Ténis. E querem saber? Gostei bastante. A primeira tinha como objetivo principal saber como ensinávamos uma criança a jogar ténis. Quais os primeiros exercícios a realizar, durante quanto tempo, e a evolução pedagógica. No final da aula o professor propôs que fizéssemos uma coreografia com bolas e raquetes. Depois tínhamos de apresentá-la e disputá-la com o resto da turma. Foi de chorar a rir. Nós cheios de vergonha, com uma coreografia muito simples e os outros todos à vontade a fazer coisas divertidas e engraçadas. Mas ainda assim ganhámos! Todos votaram no grupo do Erasmus. Foi mesmo um momento que não me vou esquecer. Na segunda aula fomos jogar mini ténis para um campo. Fizemos mini torneios. Estavam quase 30 graus, tostei completamente. Mas gostei muito do ambiente. Estávamos todos descontraídos. Até os professores vieram jogar contra nós. Os nossos colegas estavam sempre a perguntar como se diz isto, como se diz aquilo. Senti-me bem e relaxada.
Para terminar vou falar acerca da minha primeira aula de desporto de meio ambiente. Quando nos fomos apresentar ao professor ele alertou-nos que a aula ia ser noutro sítio e que precisávamos de levar roupa para caminhar. No dia da aula nós fomos mais cedo para apanhar o autocarro e o professor começa a explicar que íamos fazer uma caminhada de 8 km no monte, que o piso era muito irregular e tinha muitas subidas. Eu só pensava… vou cair, não vou aguentar. Quando começamos a caminhar foi logo 1h sempre a subir. Mas à medida que íamos subindo a paisagem ficava cada vez mais bonita. O cansaço parecia que desaparecia a cada passo. Vimos coisas tão giras! Vimos vestígios de construções romanas, pontes antigas, montes lindos! No final da caminhada só me apetecia deitar na cama. Estava esgotada mas gostei imenso. Lembrei-me das caminhadas da JovemCoop no Gerês.

Bem amiguinhos, como podem ver estou a gostar muito das aulas


beijinhos

Sem comentários: