30 de setembro de 2010

Ironia do destino


retirado do "Diário do Minho" de 29/09/2010


Numa zona repleta de água, e onde os peticionários e a sociedade civil de Braga se tem debatido com a necessidade de preservar os lençóis de água das Sete Fontes, esta notícia, a julgar pelo primeiro titulo, não deixa de parecer irónica.

Ainda assim, lendo atentamente a notícia rubricada por José Carlos Lima, percebemos que não é a escassez de água o problema, mas sim as infra-estruturas que conduzam água até ao novo complexo hospitalar.

Já não bastava não ter havido um planeamento devido no que concerne aos acessos rodoviários, somos agora conforntados com a urgente carência de abastecimento de água.

Está-se mesmo a ver que a "urgência" reclamada vai atropelar procedimentos de protecção do património, porque como bem sabemos, para colocar canalizações e tubagens, vai ser preciso abrir valas e esburacar o subsolo. Mais uma vez resta a dúvida - será que a Direcção Regional de Cultura Norte está por dentro deste processo? Será que vai haver acompanhamento arqueológico da abertura das valas?

Todas as investidas arqueológicas ali realizadas já provaram a sensibilidade daquele local....e o local começou a revelar que tem muito a contar sobre a história da cidade de Braga.

.

Sem comentários: