14 de janeiro de 2011

A importância da Sé Catedral de Braga

retirado do "Diário do Minho" de 12/01/11

Noutros tempos, talvez não muito longínquos, a Sé Catedral de Braga poderia ser alvo de uma classificação como Património Mundial da Humanidade.

Ainda que esta classificação possa ser questionável, do nosso ponto de vista, talvez fosse justificável pela sua construção arritmada e com vários estilos arquitectónicos.

É um edifício religioso que passou por vários períodos cronológicos e por várias "sensibilidades" e "modas" arquitectónicas, fruto das expressões culturais que se viveram em determinadas épocas.
A partir daqui, quase que se pode contar a História de Portugal e a sua influência não só europeia, mas também mundial.

Hoje, por constrangimentos vários, a melhor classificação que a Sé obteve foi a "Marca de Património Europeu", grau elevado na classificação de um monumento (mas também estatuto criado para divulgar monumentos europeus que poderiam ser Património Mundial da Humanidade, mas que pela já extensa lista de monumentos assim classificados, desestabilizaria o rácio nos restantes continentes).

Não deixa de ser uma boa notícia e é desejável que se obtenha a melhor divulgação e fruição desta classificação, partilhandoe sta jóia arquitectónica com todos os seus visitantes.

.

Sem comentários: