12 de julho de 2011

Conferência Novos Métodos de Datação Aplicados à Arqueologia...


Resumo da conferência:

A Geocronologia é uma parte da geologia dedicada ao estabelecimento de sequências ordenadas no tempo de eventos geológicos. Pode ser definida como a ciência que é responsável por determinar a idade absoluta das rochas e sedimentos fósseis e tem, também, aplicações cada vez mais diversificada na arqueologia.

Os métodos geocronológicos baseiam-se em processos físicos, ou em alguns casos químicos, bem conhecidos: radiométricos, cosmogénicos e dosimétricos. O método mais conhecido e utilizado em arqueologia é o método do radiocarbono. Recentemente desenvolveram-se novas maneiras de avaliar datação por radiocarbono, tais como métodos bayesianos, que permitem estabelecer sequências de eventos cruzando datações com informação arqueológica quantificada.

Existem outros métodos com aplicações importantes, como a luminescência. Esta técnica tem sido tradicionalmente usada para a datação de cerâmica por termoluminescência (TL) e actualmente também pode ser utilizada a luminescência opticamente estimulada (OSL) para datar cerâmicas, sedimentos, e outros materiais diversos (e.g. argamassas). Os métodos cosmogénicos permitiram desenvolver aplicações úteis para a arqueologia como a datação de sedimentos, superfícies erodidas pelo homem e mesmo a indústria lítica.

O objectivo desta conferência é proporcionar uma visão geral destas perspectivas de desenvolvimento dos métodos geocronológicos para aplicação em arqueologia no presente e no futuro próximo. 

CV - Dr. Jorge Sanjurjo


Investigador Pós-doc do Instituto Universitário de Geologia "Isidro Parga Pondal Isidro", Universidade de A Corunha (Espanha), com experiência em diversos temas de investigação associados com o património histórico, nomeadamente a análise e datação de materiais geológicos e arqueológicos, mas também o estudo dos processos de deterioração dos materiais.


Participou e está actualmente envolvido em vários projectos de pesquisa incluindo investigações na Síria (datação por luminescência de sítios arqueológicos sumérios) e em Marrocos (para o estudo por luminescência dos efeitos de incêndios históricos).


Actualmente é co-diretor da “Unidad de Geocronología de los Servicios Centrales de Investigación da Universidade de A Corunha”, unidade que consta do “Laboratorio de Luminiscencia” e do “Laboratorio de Nucleidos Cosmogénicos”.

Esta conferência que nos ajudará a entender mais sobre "O Nosso Património" é uma iniciativa conjunta da JovemCoop, Junta de Freguesia de S. Victor e Centro de Investigação Geológica, Ordenamento e Valorização de Recursos da Universidade do Minho - Fundação para a Ciência e Tecnologia e apoiada pela Acção Integrada Ref: 141/10 (Fundação das Universidades Portuguesas).

Dia 19 de Julho, às 21h30 no auditório da Junta de Freguesia de S.Victor - entrada livre!



Sem comentários: