10 de julho de 2011

O Nosso Património 2011 - a actividade e a pedagogia

"Diário do Minho" de 05/07/2011

"O Nosso Património" é uma actividade de continuidade e de objectivos fundamentados. Está, neste momento, a ser realizada a VII Edição, dando oportunidade aos vários participantes de conhecer a sua terra, desenvolver uma consciência cívica, formular competências para o futuro...tudo isto, numa actividade que dura 4 semanas e que este ano bateu um recorde. estão cerca de 35 participantes envolvidos activamente n'O Nosso Património, onde se juntam mais 10 monitores. 

O curioso desta actividade é que ocupa salutarmente os tempos livres dos jovens, permitindo-lhes conhecer um pouco da história da cidade de Braga, dando-lhes participação como agentes activos na preservação dessa memória e criamos um gosto...o gosto de ser bracarense por conhecer melhor as suas raízes.
E isto é muito importante.

Todos os dias, das 09h30 às 12h30, estes jovens cumprem um programa de actividades que tem momentos de diversão, mas muitos momentos de trabalho. Prova disso é estarem munidos de uma "maleta" com material de escrita e, também, com bússolas, fitas métricas, pincéis, máquinas fotográficas, etc.
Todas as tarefas têm um objectivo e todos os participantes têm de os cumprir.

O que estes jovens produzem de uma forma simples e divertida, é um grande documento onde descrevem monumentos e expressões artísticas que perdurarão para o futuro.

Estão a criar um compêndio de informação que pode ser útil no dia em que se atentar contra o património, em forma de assalto ou em forma de destruição física. Temos provas de como era e onde se localizava e isso pode fazer toda a diferença no que respeita a contar uma história.

Tomemos o exemplo das Sete Fontes...se tivesse havido um grupo que tivesse registado com afinco este monumento, hoje não estávamos a debater quantas são as Sete Fontes (parece curioso, mas é verdade) como surgiu, por onde passava, qual era o seu primordial objectivo. 

Hoje já temos esses levantamentos todos e sabemos dar (algumas) respostas que nos vão formulando mais vontade de dar continuidade ao nosso património.

E fica esta nota...quase todos os monitores desta VII edição foram, em edições passadas, participantes. Cresceram dentro da associação, desenvolveram competências e adquiriram o gosto das nossas raízes bracarenses...são cidadãos mais participativos e activos. Claro que só podemos dizer que todos os objectivos a que nos propusemos estão, lentamente, a ser alcançados - e isso, dá-nos uma satisfação ENORME!!!Não será difícil ao leitor perceber que não falamos só de património e monumentos, mas também de consciências cívicas, de educação não formal e de uma excelente aprendizagem que pode vir a ajudar a encontrar novos agentes defensores do património ou jovens investigadores que olhem mais pela sua cidade!

Obrigado a todos quanto dão do seu tempo e das suas férias em prol de uma causa maior...


Sem comentários: