13 de fevereiro de 2012

Entre Aspas: Reabilitar o Centro Histórico

Para conseguir ler estes textos, sugerimos que carregue no botão
direito do rato e escolha a opção "abrir hiperligação num novo separador".
Dependendo do brower e da versão do utilizador, esta sugestão pode ou não funcionar!

"Diário do Minho" 13/02/2012

O "Entre Aspas" desta semana aborda uma temática muito actual, debruçando-se no "Programa Estratégico de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Braga", estudo elaborado para a CMB, tendo em vista operações de requalificação do Centro Histórico.

O texto, da autoria do arqueólogo Francisco Sande Lemos é uma breve lição sobre a História de Braga e ajuda à interpretação do eixo urbano da nossa cidade e sobre o desenvolvimento da mesma ao longo dos séculos (curiosamente, uma temática sobre a qual se debruço o arqueólogo Luis Fontes nos textos publicados no Diário do Minho e que podem ser consultados no post imediatamente a seguir).

Verdade é que uma operação de reabilitação em Braga merece e carece de uma equipa multidiscipinar que tenha a capacidade de avaliar e encontrar soluções que conjuguem o passado, o presente e o futuro (algo em que os dois arqueólogos citados estão de acordo).

Todavia, apesar do Plano Estratégico ter estado até há pouco tempo em discussão pública,  a verdade é que pouca divulgação se fez, nem houve sequer a vontade de interceder junto da população para que consultasse o documento. Assim é dificil validar as propostas da CMB ou ajudar a encontrar opções que se adequem melhor à cidade!



Sem comentários: