28 de fevereiro de 2012

Y.Nature - Caminhada PR2 - Trilho do Castelo


YNature – Trilho do Castelo

Para um maior contacto com zonas ambientais de excelência, propomos uma caminhada por um dos mais belos locais do norte de Portugal, na zona do Concelho de Terras de Bouro.

O Trilho do Castelo - o Castelo de Bouro ou de Covide - estende-se pelas chãs e cumeadas da memorável e histórica serra de Santa Isabel.

O percurso a efectuar tem uma distância de cerca de 9km e atinge uma cota altimétrica de 990 metros, percorrendo-se com dificuldade média, por entre veredas singulares, ladeadas pelos maciços montanhosos da Amarela e do Gerês.

Ao longo do seu traçado apresentam-se notavelmente, as modalidades de organização da paisagem natural e construída, oriundas da época medieval.

O Trilho do Castelo abrange o território de três freguesias: Sta Isabel, Chamoim e Covide e apresenta-nos uma paisagem natural em que todos os elementos naturais aparecem no seu lugar. Aqui o Homem ainda não desfez!

A área envolvente do trilho é percorrida por uma densa rede de rios, composta por um conjunto de afluentes e subafluentes que correm por vales encaixados, originários de uma rede de fraturação.

O Trilho do Castelo evidencia aspectos geológicos e geomorfológicos muito característicos, além do visionamento de uma fauna típica de montanha

As aldeias coroam a mancha agrícola, marcando a separação com a zona de bosque, de vegetação
espontânea dominada por carvalhais, com a predominância do carvalho alvarinho (Quercus robur), referenciado pelo excelente estado de conservação e protecção da sua biodiversidade.

O percurso iniciar-se-á na freguesia de Santa Isabel do Monte e terá, como ponto de chegada, o Outeiro do Rei, na Freguesia de Covide.

A inscrição é limitada aos lugares do autocarro de transporte (ida e regresso)
Proposta de Actividade: Sábado, 03 de Março

Ponto de Encontro: 8h45 do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Partida do Autocarro: 9h do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

Ter em atenção:

- Inscrição prévia;
- Levar chapéu;
- Vestuário e calçado adequado;
- Levar máquina fotográfica;
- Levar água;
         
- Levar almoço
Este é um projeto de educação ambiental, com o objectivo de desenvolver atividades educativas e de consciencialização na exploração da natureza.
Este projeto irá promover espaços naturais da região do distrito de Braga e permitirá ainda a divulgação e sensibilização das populações locais para a beleza e utilidade das mesmas.

"Diário do Minho" 02/03/2012

"Correio do Minho" 03/03/2012

As inscrições deverão ser realizadas AQUI na página - www.bragacej2012.com;


Sem comentários: