8 de outubro de 2012

A Regenerar Braga - A inauguração do Largo Carlos Amarante


"Correio do Minho" 06/10/2012

Foi inaugurada, na passada 5ª feira, a primeira obra a ficar concluída, ao abrigo do programa "A Regenerar Braga", a intervenção levada a cabo no Largo Carlos Amarante.

A inauguração foi assistida pelos elementos do executivo responsáveis pelos vários pelouros e a grande surpresa foi a instalação de arte "generativa" que estará patente no Largo até dia 13/10.

Foram vários os bracarenses que quiseram ver as suas formas e silhuetas projectadas na tela em forma de B (simbolo do município de Braga) e que se divertiram em frente à câmara digital.

A intervenção foi dada por concluída, tendo o Largo ficado com um aspecto bem mais interessante do que anteriormente. Contudo, ainda está por resolver a questão da iluminação, que a par da intervenção do Largo da Senhora-a-Branca, deixa estes espaços públicos mergulhados na escuridão.

A outra má notícia é que está por resolver as questões relacionadas com o estacionamento, com vários automóveis a andar à deriva e a parar no primeiro espaço em branco que aparece (seja em zona pedonal ou não).

A excelente notícia, tal como noticiada no blog BragaMaior, é que os candeeiros que lá estavam anteriormente foram devidamente restaurados e recuperados, estando agora encostados ao corrente da fachada do Lar de Santa Cruz ( estão lá, mas ainda não funcionam).

Pela dimensão do Largo, parece-nos que a faixa verde em torno do chafariz parece desequilibrar a harmonia do espaço e, claro, os vestígios arqueológicos ali exumados poderiam ter tido outro tratamento e poderiam ser um novo atractivo do Largo, mas o dono de obra não entendeu esta opção.

Agora, veremos se os bracarenses se apropriarão deste espaço público, que actualmente está completamente deserto à noite!


Sem comentários: