1 de outubro de 2012

Fotos - Todos os Caminhos vão dar a Bracara Augusta

Os caminhos romanos na vida de S.Victor

Celebrando as Jornadas Europeias do Património, a JovemCoop e a BragaCEJ2012 caminharam pelas Vias Romanas XVII e XVIII, contextualizando um dos mais expressivos marcadores da presença dos romanos no Noroeste Peninsular.

Foi graças a uma extensa e bem organizada rede viária que os romanos conquistaram e ocuparam o território de Bracara Augusta, onde, por volta do Século III/IV d.C terá vivido Victor, jovem catecúmeno que se recusou professar a religião romana.

Tendo cruzado com um cortejo romano na zona da actual Quinta de Passos (Areal, S.Victor), e após declinar prestar culto à deusa Ceres e ao deus Silvano, Victor foi condenado à morte por degolação.

Diz a lenda que na zona onde hoje se ergue a Capela de S.Victor-o-Velho, Victor terá pousado a cabeça no parapeito de uma pequena ponte que ali existia e o soldado romano tê-lo-á degolado ( dando nome, até hoje, a toda aquela zona conhecida como Goladas).
Diz-se que ainda hoje é possível ver, na referida capela, uma pedra avermelhada, sobre a qual terá sido degolado S.Victor, e que essa mesma pedra terá absorvido o sangue do Santo.

As fotos desta actividade estão disponiveis no nosso facebook.


 
 



Sem comentários: