7 de dezembro de 2012

Encerramento da BragaCEJ2012: A porta fica aberta

Dia 15 - o encerramento oficial da Braga2012: Capital Europeia da Juventude

"Diário do Minho" 07/12/2012


No próximo dia 15, a partir das 15h, Braga despede-se do título de Capital Europeia da Juventude, passando o testemunho à cidade de Maribor, na Eslovénia.

Além de um dia preenchido por várias actividades, sobretudo de índole musical, importa realçar que a BragaCEJ2012 escolheu um slogan muito feliz, apelidando este evento de encerramento de "A porta fica aberta"!.

No ano em que a cidade de Braga recebeu a Capital Europeia da Juventude, podemos, ainda, celebrar os 500 anos da abertura da Porta Nova, obra de D. Diogo de Sousa.

Além da mítica frase És de Braga, deixaste a Porta Aberta", remontando ao facto de a  Porta Nova não ter tido portas, esta feliz mensagem induz que o trabalho que foi feito ao longo de 2012 deve continuar e perpetuar-se pelos anos vindouros.

O capital de conhecimento e de fazer acontecer que as associações/empresas, personalidades foram adquirindo e/ou emprestando à cidade de Braga devem perdurar no tempo, como legado da Capital Europeia da Juventude. Para que a "Porta fique aberta", será necessário "reedificar a cidade", fazendo dos cidadãos agentes mais interventivos e participativos na vida da cidade.

Cremos que este ano, particularmente, já se foi "despertando" para uma maior cidadania...esperamos que esta se consolide nos anos que se seguem.

A programação para o dia 15 "A Porta fica aberta" pode ser consultada em www.bragacej2012.com .

Uma nota de particular destaque para os nossos amigos do Grupo Coral de Guadalupe que participarão nesta festa, cantando às 19h no Largo do Paço!


3 comentários:

Unknown disse...

De destacar o forte contributo da JovemCoop para o despertar das consciências para que a porta fique efectivamente aberta para o futuro.
Braga e os bracarenses merecem.
Parabéns.

Ricardo JovemCoop disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras, amigo Fernando.
O nosso contributo foi o possível, dentro das limitações...de destacar é a excelente participação com que os bracarenses nos brindaram. Não poderei de deixar aqui um especial agradecimento à Família Barroso (entre tantos outros amigos) que nos muito nos apoiaram.
Obrigado

Ricardo JovemCoop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.