14 de dezembro de 2012

O adiamento da "Porta fica aberta"


"Diário do Minho" 12/12/2012

A notícia apanhou todos desprevenidos e muitos se insurgiram por causa do adiamento.
Se os argumentos que conduziram ao adiamento se prendem com razões indiscutiveis, já a escolha da nova data foi mais polémica, pois coincide com o encerramento de Guimarães2012 Capital Europeia da Cultura (CEC).

Primeiro, há que reconhecer, à luz dos últimos dias, a brilhante jogada de antecipação da Braga2012: Capital Europeia da Juventude, em adiar a cerimónia de encerramento, pois com o nosso distrito em alerta vermelho e a ser castigado pelas fortes chuvadas, seria impossível realizar "A Porta Fica Aberta", com usufruto máximo por parte da população.

Já a coincidência com o encerramento da CEC, pode ter vários motivos, mas o mais plausível, e aceitável, é o facto de "A Porta Fica Aberta" contar com várias participações de muitos grupos de Braga. Nesta altura de Natal, é um facto que grande parte dos grupos musicais e teatrais estão ocupados com actuações, pelo que estarem disponíveis no dia 22, já é uma sorte.

Relativamente ao encerramento da CEC, também é certo que Guimarães não viverá um espectáculo oficial de encerramento, mas sim um conjunto de espectáculos que se desenrolarão durante 48h, o que por si só, pode dar espaço ao encerramento da BragaCEJ2012.

Admitindo que o adiamento pode ter complicado as contas à BragaCEJ2012, reconhece-se uma estratégica jogada de planeamento e cuidado com o público e com as associações. se grande parte das associações e colectividades vai realizar actividades na cerimónia de encerramento, também é um facto que é necessário que haja condições para tal. Assim, adiando para o próximo fim de semana, pode dar mais tempo aos grupos para preparar um "Plano B", caso o mau tempo se mantenha. 

Porque os louvores devem ser dados na hora certa, aqui fica o nosso reconhecimento à BragaCEJ2012 pelo cuidado que teve neste processo.

Por isso, todos os espectáculos, em vez de se realizarem amanhã, dia 15, serão realizados no Sábado , dia 22. A JovemCoop marcará presença na evocação dos 500 anos da abertura da Porta Nova e na realização de uma mostra fotográfica com as actividades realizadas com a BragaCEJ2012.



Sem comentários: