18 de março de 2013

Percursos do Barroco - No Tempo do Arcebispo D.Rodrigo -Parte I

Fotografia de Grupo

Passagem pelo Largo Paço, dando destaque à Fonte dos Castelos

Visita à Capela da Casa das Convertidas

"Diário do Minho" 17/03/2013



O legado do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles, na cidade de Braga, foi o destaque do segundo Percurso Barroco, uma iniciativa conjunta da Braga + e da JovemCoop, que pretendeu ajudar os bracarenses a conhecerem e a valorizarem o seu património.

O percurso visou  reescrever as obras patrocinadas por um dos prelados mais importantes da história bracarense, na tentativa de reinterpretar, à luz do contexto vivido por Braga no início do século XVIII, os artistas, os monumentos e as iniciativas que tiveram D. Rodrigo de Moura Telles como protagonista.
A primeira obra a ser apreciada foi a capela de S. Geraldo, na Sé Primaz, onde o prelado está sepultado. Em seguida, os participantes puderam admirar os sapatos que D. Rodrigo utilizava para aceder à mesa das celebrações que, devido à sua reduzida estatura, exigiam um tacão monumental.

O percurso passou, ainda, pelo Largo do Paço, Capela de S. Sebastião das Carvalheiras, Igreja da Penha e pela Capela da Casa das Convertidas, um dos maiores legados deste arcebispo. A visita concluiu-se com passagens pelo Campo Novo, projecto urbanístico elaborado durante a prelazia de D. Rodrigo de Moura Telles, e pela capela de Guadalupe, outra das ermidas reconstruídas no período que intermediou os anos 1704 e 1728.

Esta iniciativa contou, ainda, com a colaboração da Fundação Cultural Bracara Augusta dando seguimento às actividades promovidas durante a BragaCEJ2012. 



Sem comentários: