18 de março de 2013

Semana Santa: Procissão da Burrinha

Cartaz Procissão da Burrinha 2013

"Diário do Minho" 16/03/2013

Em pouco tempo tornou-se uma das maiores atracções da Semana Santa, sendo a procissão mais participada, contando com cerca de 1000 figurantes e organizada pela Paróquia e Junta de Freguesia de S.Victor.

Organizado, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo ? «Vós sereis o meu povo» ? e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo.
 
Itinerário: igreja de S. Victor, Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central (lado norte), Largo de S. Francisco, Rua dos Capelistas, Jardim de Santa Bárbara, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Avenida Central (lado sul), Largo da Senhora-a-Branca, igreja de S. Victor.
 
retirado da brochura da Semana Santa


Sem comentários: