13 de março de 2013

Rio Este: As constantes infracções

"Diário do Minho" 08/03/2013

O Rio Este, ao longo dos tempos, tem sido um curso de água muito mal tratado pela cidade de Braga.

As intervenções que foram feitas nas últimas décadas visavam, de alguma forma, corrigir o traçado do rio, bem como valoriza-lo.
Contudo, as intervenções nunca foram muito felizes e, apesar de tentarem valorizar fisicamente o curso de água, não tiveram em conta as ligações (i)legais de descarga por parte de habitações ou empreendimentos fabris.

O que a notícia revela confirma esta postura de se tentar corrigir aspectos físicos visíveis, não dando resposta a problemas que subsistem de forma escondida.

E pensamos que Braga volta a perder mais uma oportunidade de tentar corrigir estes problemas com o decorrer das obras de renaturalização do Rio Este que actualmente decorrem.

Achamos que esta intervenção é uma operação de cosmética, pois o projecto dedica-se mais a embelezar a área envolvente do que recuperar e revitalizar o Rio.

Lembramos que a intervenção, feita a partir da Av. Frei Bartolomeu dos Mártires, não contempla a área a montante, pelo que o Rio continuará a ter água poluída e muito suja.

Lamentamos que este projecto não insira medidas de despoluição da água, de controle de qualidade e que não se pratiquem coimas a quem insiste em tornar o Rio Este um esgoto a céu aberto.

Sem comentários: