11 de junho de 2013

Inauguração do Museu da Geira

"Público" 09/06/2013

O jornal "Público" deu destaque, na edição do passado Domingo, às Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, centrando-se nas portas do Mezio, Arcos de Valdevez.

Nesta passagem pelas montanhas geresianas houve tempo para conhecer o Museu da Geira, núcleo museológico de interpretação da Via romana que passa por Terras de Bouro.

No passado dia 01 de Junho, o Município de Terras de Bouro abriu, ao público, o Museu da Geira, estrutura museológica, situada na freguesia de Campo do Gerês, concelho de Terras de Bouro, totalmente dedicado à Via Nova (caminho romano conhecido como Geira ou Via XVIII), num investimento de 750 mil euros.

A Geira (Via Romana) terá sido inaugurada, provavelmente, no final do século I, por volta do ano 80, sob a égide dos imperadores Tito e Domiciano.

O espaço museológico é semienterrado e «inteiramente» dedicado à Geira, caminho romano que unia “Bracara Augusta”, Braga, a “Asturica Augusta”, Astorga, Espanha, e que mantém, em Terras de Bouro, um percurso «intacto» de 30 quilómetros (20 milhas romanas).

Inserido na área de influência do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o museu, financiado a 75% por fundos comunitários a partir do Programa Interreg IIIA, divide-se em quatro salas com diferentes temas, um auditório e gabinetes para estudos arqueológicos.

A primeira sala é dedicada ao planeamento, ou seja, à análise topográfica da via romana da Geira. A segunda está subordinada ao tema da construção, onde os visitantes obtêm informações sobre a forma como os romanos edificaram as vias e as pontes e extraiam e talhavam as pedras. “Viajar na Geira” é o tema da terceira sala que dá a conhecer o espólio romano, bem como as estruturas de apoio e os veículos de transporte. Já a quarta sala dedica-se à paisagem e mostra a sua evolução desde a Idade do Ferro à época romana.

Através de uma tábua cronológica, o visitante pode ainda fazer uma viagem de 2.000 anos pela Geira romana, realçando esta via como eixo de desenvolvimento da nossa história, para lá da época romana.

O Museu da Geira, aberto todos os dias da semana, está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida, invisuais (com roteiros em braille) e pessoas com dificuldades auditivas (a partir de sistemas amplificadores).

Considerado como uma «alavanca turística» importante para Terras de Bouro, o museu tem roteiros em formato papel e áudio em francês, inglês, alemão, italiano, castelhano e galego.
Se ainda não conhece, sugerimos, desde já, uma primeira visita virtual na página do facebook, em :http://www.facebook.com/MuseuDaGeira

A JovemCoop esteve presente no dia da inauguração, lembrando, a partir do album de fotografias no facebook a nossa participação.




Sem comentários: