2 de junho de 2014

Avanços para a Classificação do Salão Egípcio


Foi finalmente aprovado em reunião do executivo a classificação do Salão Egípcio, na Rua do Souto, como Imóvel de Interesse Público Municipal. 

Já desde 2012 que a JovemCoop vinha alertando para o abandono deste imóvel bem como para a degradação das pinturas no seu interior.   

Depois de várias propostas feitas nos últimos tempos para tornar o Salão Egípcio como Imóvel de Interesse Público Municipal e de por várias vezes a sua classificação ter sido recusada, parece que finalmente estaremos perante a salvaguarda daquele que é sem sombra de dúvidas um salão único na nossa cidade e no país.

Graças aos esforços de alguns particulares, caso do Sr. Fernando Mendes e do Sr. Luis Machado com a exposição fotográfica que realizaram, Leonardo Rodrigues, e de algumas associações desta cidade, casos da ASPA, que há anos vinham alertando e pedindo a sua classificação e da JovemCoop que se juntou a estas vozes, o salão foi-se tornando cada vez mais conhecido da população em geral.

Pena temos que na memória do tempo e dos jogos políticos, tenhamos ficado sem um dos outros ex-libris da nossa cidade, a Barbearia Matos, que viu recusada em Assembleia Municipal em Abril de 2012, a sua classificação, na mesma altura em que foi recusada a classificação do Salão Egípcio. 

Esperemos que este seja o início de uma nova política municipal, não deixando de alertar o executivo camarário, que tal como o Salão Egípcio, existem outros edifícios na nossa cidade que eventualmente merecerão a mesma atenção que finalmente parece estar a ser dada a este imóvel.


Sem comentários: