21 de novembro de 2014

Braga Iluminou-se

"Em Maio de 2009, foram retirados do Campo Novo (Praça Mouzinho de Albuquerque) os candeeiros de ferro que ali embelezavam aquele Largo.

Obviamente que já apresentavam insuficiente capacidade para iluminar o Campo Novo, além de que estavam já alguns desactivados, mas é certo que pelo seu estilo antigo, caracterizavam a Praça.

No âmbito de um projecto de reforço de iluminação, a Câmara Municipal de Braga mandou substituir os candeeiros antigos por uns de modelo mais recente, afirmando, após inquirição nossa, que estes novos candeeiros só estariam ali temporariamente, dado que os antigos seriam restaurados, incluindo fazer os moldes de exemplares que foram partidos ao arranca-los do solo..." Este excerto foi retirado de um texto do nosso blog de Abril de 2012.

Esta semana, durante um passeio pela cidade, a JovemCoop foi surpreendida com a (re)colocação dos antigos candeeiros de ferro no seu local de origem. Agora quem passa pela Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida como Campo Novo, pode não só admirar a praça, como também os seus magníficos candeeiros. Estes candeeiros são uma importante marca do nosso passado, que só de observa-los nos fazem recuar nos anos e imaginar como a cidade seria diferente.

Hoje estamos mais felizes por colocarem a história no seu devido lugar.


Sem comentários: