10 de julho de 2015

O nosso património #10





Hoje saímos da junta de Freguesia de S. Vítor por volta das 09:45.
Fomos ver, em primeiro lugar, os marcos miliários, que marcavam as milhas das estradas que liagavam Bracara Ausgusta a Austurica Augusta. De seguida vimos o Palacete Matos Graça (séc.XVII-1880,) que foi construído por Manuel Rocha Veloso, onde a sua fachada continua intacta. Vimos também a Basílica dos congregados que foi erguida no final do séc. XVII (1784). A seguir fomos para a avenida central. Depois andamos até à Sé de Braga que ao longo destes anos sofreu constantes intervenções. Em último, observamos o arco da Porta Nova, que foi construído a mando de D. Diogo de Sousa. Em 1910 tornou-se monumento nacional.

Posso concluir que foi uma visita interessante e que adquiri novos conhecimentos.

Bruna Proença

Olá amigos,
Tudo bem?
 Hoje, dia 10 de Julho, a atividade 'O Nosso Património' fez uma visita ao centro histórico bracarense. Saímos da Junta de Freguesia de S.Vítor e fomos até ao largo existente frente à Igreja da Sra. A Branca, onde nos questionamos acerca de um marco ali presente que, após explicação da Gui, percebemos ser uma espécie de "sinal" que assinalava a existência de estradas que uniam várias cidades romanas, entre elas obviamente Bracara Augusta.
 Prosseguimos até à Igreja/Convento dos Congregados onde nos foi explicada a sua evolução desde a sua construção e todas as suas funções e datas relevantes, desde a sua principal função religiosa até á sua vertente de ajuda aos doentes e mais recentemente ao incentivo e desenvolvimento da aprendizagem de música.
 Fomos também à Sé de Braga e ao Arco da Porta Nova onde relembramos vários factos e histórias acerca destes monumentos, nunca sendo demais recordar e aprender.
 Relembrar estes aspetos da nossa cultura ajuda-nos a desenvolver a nossa identidade e cidadania, aproximando-nos e integrando-nos na nossa cidade, tornando-nos capazes de conhecer melhor a cidade que tanto gostamos!
Até breve,

Tomás Pinhão

Sem comentários: