6 de julho de 2015

O Nosso Património #5


Como planeado, hoje, dia 3 de Julho, a Jovem Coop direcionou-se às 7 fontes (localizado em Braga, na freguesia de S. Vitor), monumento avaliado como património nacional e protegido de empresários famintos por lucro, pelo governo de Portugal, em 2014.

Sendo uma jovem cooperante veterana, desde sempre oiço falar nas 7 fontes. Apesar de o nome não se aplicar, infelizmente, ao monumento em si, pois uma das “mães d’água” foi destruída por uma construtora civil para dar lugar a blocos habitacionais, este monumento constituído por 6 fontes, das quais 4 são edificadas por uma planta circular em pedra aparelhada e teto em abóbada, mais as minhas abertas na pedra com condutas e galerias, é m dos monumentos mais antigos e repletos de história em Braga.

A história das 7 fontes começou quando o então arcebispo de Braga, José de Bragança, chegado à mesma cidade em Agosto de 1741, questionou a Câmara sobre o estado dos muros da cidade e do fornecimento de águas. João V de Portugal, ao construir o Aqueduto de Águas Livres, serviu de exemplo para José de Bragança, seu irmão, e então o arcebispo decidiu construir em Braga a Engenharia Hidráulica. Esta construção decorreu com benefícios para a população bracarense porque a primeira “mãe d’água” está datada em 1744 e a última 8 anos depois.

D. José de Bragança não só melhorou a qualidade de vida de Braga como também foi autor de obras como o convento de Santa Clara, no Carmo, no convento de Santa Rosa, etc.

Dito isto, posso afirmar que a Jovem Coop teve uma manhã excelente, onde os jovens cooperantes foram acompanhados por monitores incrivelmente bem humorados e simpáticos, com um tempo perfeito para caminhar e elevar o conhecimento histórico e, sem falta, também veteranos, o Presidente Ricardo P. Silva e o Sr. Joaquim, que trabalha nas 7 fontes desde 1978 até ao presente.

Joana


Olá a todos! (:
Hoje, dia 3 de Julho, reunimo-nos mais uma vez na junta de freguesia de S.Vitor, á hora do costume para dar início a mais uma actividade de ‘’ O Nosso Património ‘’.

Antes de sairmos para a grande visita até as Sete Fontes, a monitora Gui recolheu os trabalhos realizados pelos grupos sobre os santos que lhes foram propostos no dia anterior.

Feito isto, fomos acompanhados pelos monitores e pelo Sr. Joaquim até ao local onde se situam as minas, para a respetiva visita.

As Sete Fontes, foram mandadas construir pelo antigo Arcebispo de Braga cujo nome era D. José de Bragança. O início das obras deu-se em 1744, sendo estas prolongadas até 1752 quando foi construída a última mina. O conjunto hidráulico das Sete Fontes foi classificado como monumento nacional em Maio de 2011.

Visitamos dois tuneis dos quais fomos acompanhados pelo monitor Chico e o Sr. Joaquim.

Num dos tuneis, conseguimos observar a nascente de uma das minas e alguns sítios por onde a água corria… no outro túnel, que estava seco, pudemos observar que no topo da estrutura existiam uns buracos que serviam para que o oxigénio entrasse na mina e que fizesse com que a água existente nesta, corresse e também é pelos buracos que, os morcegos entram durante a noite para se alimentarem dos insectos.

Subindo mais um pouco, até á ultima mina, os monitores disseram que podíamos encher as nossas garrafas com água das sete fontes, sendo esta potável e de grande qualidade.
E assim terminou mais um grande dia na JovemCoop!!!

João Ferreira

Sem comentários: