17 de julho de 2015

O Nosso Património #15




Olá a todos.
Hoje, quando cheguei à junta de freguesia de S.Vítor notei que o monitor Xico tinha voltado, fiquei muito contente pois não o via desde o ano passado e já sentia muitas saudades dele. Entretanto, iniciámos o nosso dia com a Monitora Gui (e os restantes monitores) a dar-nos indicações sobre o que iria acontecer na próxima semana, nomeadamente a ida ao Bom- Jesus e o acampamento. Claro que para nos manterem acordados tiveram de arranjar maneira de nos rirmos pelo meio.
Depois de nos avisarem das coisas básicas que iriamos ter de trazer e muitas outras informações, decidimos fazer o nosso rumo a Santa Tecla. Poucos de nós sabiam que iriamos fazer a Santa Tecla, pois no dia anterior já tínhamos lá estado.
O que aconteceu foi que acabou por ser uma bela surpresa a jogar jogos de tabuleiro, muitos deles eram novos para mim e nunca lhes tinha posto os olhos em cima.
O primeiro jogo foi um completo desastre para mim pois perdi completamente: neste jogo tínhamos 5 copinhos de cores diferentes (azul, vermelho, verde, amarelo e preto) e tínhamos também um baralho de cartas. Em cada carta tinha uma ordem de cores, em todas elas diferente podendo ser na horizontal ou na vertical. Quem conseguisse completar a ordem mais depressa ficava com a carta. Eu perdi este jogo completamente, pois terminei-o com apenas uma carta e o resto dos jogadores entre as 6 e as 9 cartas.
O segundo jogo em que participei foi o único que ganhei no meio de 4 jogos. Este jogo consistia em medir força e também na pontaria. Neste jogo tínhamos vários copos espalhados pela mesa, sendo a maioria amarelos e cerca de 5 vermelhos; tínhamos também 1 macaco para cada, sendo este o instrumento que usaríamos para atirar cocos (também espalhados pela mesa) e tentar acertar nos copos amarelos e vermelhos. Se acertássemos num dos copos vermelho tínhamos outra tentativa de jogo. Quando alguém juntasse 6 copos fazia com estes uma pirâmide. No entanto, os outros jogadores poderiam "roubar" os copos que os outros jogadores tinham juntado tentando acertar na piramide de copos uns dos outros.
E havia muitos mais jogos completamente diferentes uns dos outros, estando estes relacionados com rapidez, estratégia, pontaria...
No final do dia voltamos todos para a Junta de Freguesia de S.Vítor, eu acabei o meu dia contente, pois tinha terminado a minha primeira semana após um ano, pois eu faltei nas últimas duas semanas.

Joana Patrício



O dia de hoje foi um dia muito triste mas muito divertido como sempre, triste por ser o meu ultimo dia na companhia da Jovem Coop e divertido porque "O Nosso Património" e os seus jovens cooperantes voltaram a sair para rua. Desta vez fomos para a Praça de Justiça numa atividade da Junta de Freguesia de S.Vitor. Lá podíamos encontrar: muitos jogos de tabuleiro nos quais os nossos queridos cooperantes e os monitores mais divertidos de sempre puderam jogar. E, enquanto uns jogavam os outros iam conversando para se conhecerem melhor. Depois por volta do 12h20min voltamos para a Junta sempre no enorme alegria, porque aqui nao ha lugar para a tristeza. Foi na melhor companhia que eu passei o meu ultimo dia no "Nosso Património". Obrigada por poder passar mais um ano fantástico na vossa companhia. Mas fico muito triste por não poder partilhar a optima experiência que é o acampamento com vocês porque somos: "mais que um grupo de Cooperantes, somos uma segunda família". Divirtam-se!!
Até para o ano,

Maria (maluca) Franqueira

Sem comentários: