15 de julho de 2016

O Nosso Património - dia 10

A Maria e a Mariana foram as participantes encarregues de fazer o texto do dia de hoje, aqui ficam os seus testemunhos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Maria

Olá,
Hoje dia 15/07/2016 o "Nosso Património" foi visitar as Sete Fontes, um monumento que está avaliado como património nacional desde maio de 2003.

A construção das Sete Fontes deu-se quando o Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, perguntou à Câmara sobre o funcionamento da água em Braga. E então em 1744 foram construídas as duas primeiras "mães d'água" sendo a última construída em 1752. 

Em 2014 foram feitas obras de restauro, deixando-as muito mais bonitas. 

A construção das "mães d'água" trouxe muitos benefícios para a população.

Ainda hoje há casas onde a água das 7 Fontes chega.

Eu gosto muito de visitar as Sete Fontes porque além de ser ao ar livre podemos entrar dentro das minas e ver as "nascentes". Por isso aproveitem todos para visitar as Sete Fontes com os vosso amigos ou com a vossa família.

E assim acabou mais um dia com uma excelente companhia.

Até amanhã.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mariana

Olá!
Hoje, dia 15 de Julho, como habitual, reunimo-nos na junta por volta das 9.30h, para mais um dia no “Nosso Património”.

Após um breve diálogo e a chamada, feita pela monitora Margarida, iniciámos a nossa caminhada com destino às Sete Fontes. 

Durante a caminhada fizemos uma pequena paragem na capela de S. Vitor-o-Mártir, da qual apenas resta a fachada. A monitora Margarida fez uma apresentação da mesma e alertou-nos para a importância da preservação do nosso património, uma vez que esta capela está praticamente toda destruída o que nos impede de a visitarmos.

Quando chegamos às Sete Fontes fomos recebidos pelo Sr. Joaquim, que nos fez uma breve introdução sobre a construção das mesmas pelo Arcebispo D. José de Bragança e nos apresentou, em primeiro lugar, as mães d’água gémeas, sendo que este nome se deve ao facto de ambas terem sido construídas no mesmo ano, em 1744.

Na primeira mãe d’água entramos em grupos pequenos, uma vez que o seu espaço também é reduzido, para ver o seu interior. Para entrar na segunda mãe d’água fomos divididos em dois grupos e enquanto um grupo seguia o Sr. Joaquim pelo túnel da direita, o outro seguia o monitor Francisco pelo túnel da esquerda. No final do túnel da direita observamos uma pequena cascata que se encontrava a 4 metros de altura, no final do túnel da esquerda foi feita uma pequena explicação sobre a função do respiradouro pelo monitor Francisco.

Sem comentários: