22 de julho de 2016

O Nosso Património - dia 15


Olá a todos,
Hoje, começamos por ir à Casa das Convertidas. No átrio explicaram-nos para que é que servia esta casa. Este sítio tinha sido construído por iniciativa do Arcebispo de Braga, D. Rodrigo Moura Teles, para acolher "mulheres pecadoras convertidas a Deus". Neste momento encontra-se abandonado e em degradação. 
Depois, fomos à Igreja de Montariol que pertence ao Seminário de Montariol em Braga. Por ter sido construída sobre o Monte Calvelo, tornou-se um dos miradouros da cidade. Ela foi comprada pelos jesuítas para aí construírem a sua Casa de Formação. 
De seguida, fizemos um almoço partilhado onde cada um levava a sua especialidade. Algum tempo mais tarde fizemos um passeio pela mata até a um miradouro e tiramos uma foto de grupo.
Depois, preparamos as nossas coisas e fomos embora.

Este, foi um dia da atividade "O nosso património".


Ricardo


Olá!
Hoje,dia 22 de Julho de 2016,"o nosso património" ,realizou uma visita ao antigo recolhimento de Santa Maria Madalena e São Gonçalo das Convertidas e um almoço partilhado,na parte de tarde, em Montariol.
O Recolhimento das Convertidas foi mandado construir por D. Rodrigo de Moura Telles, no século XVIII,arcebispo de Braga. 
Neste momento o Recolhimento das Convertidas é aberto ao público apenas três dias do ano.
O Recolhimento servia para acolher as mulheres que queriam converter-se a Deus,uma vez que  estavam arrependidas dos erros cometidos.
Nós visitamos a capela ,o átrio e vimos também a "Roda". 
De seguida,reunimos na junta de freguesia,e dirigimo-nos para Montariol.
Visto que ainda era cedo para almoçar fomos visitar a Igreja de Montariol.
A Igreja de Montariol possui um estilo arquitectónico denominado de "neoclássico", lá podemos ver um órgão de tubos e um Jesus Cristo com uma altura de 5 metros. Ela está situada no Monte Calvelo.
A Igreja foi comprada por jesuítas no início de 1562, passando, depois para a ordem dos franciscanos até 1911, de seguida para o estado e por último para a ordem dos franciscanos.
Depois fomos almoçar, onde partilhamos as nossas especialidades.
Ao fim de almoçarmos, fomos ate ao cruzeiro, onde tiramos uma foto de grupo.
De seguida voltamos para a junta.
Para mim foi um dia excelente,porque podemos conviver e descontrair um pouco com os nossos colegas/amigos.
Luís Barbosa

Sem comentários: