4 de julho de 2018

"O Nosso Património" - Dia 3

Olá,

Hoje, no terceiro dia da décima quarta edição do nosso património, visitamos o museu de D. Diogo de Sousa.
De manhã, partimos logo de imediato para o museu. Assim que chegamos fomos diretos aos laboratórios de arqueologia onde pudemos observar os técnicos de restauro a tentarem restaurar objetos antigos que contam a história não só da nossa cidade, mas também de outros locoais do nosso país.
         Seguidamente da visita ao laboratório procedemos à visita guiada ao museu onde pudemos recuar no tempo passando por épocas marcantes para o desenvolvimento do homem. Começamos por visitar uma sala que retratava o início da história do ser humano e por isso encontramos peças cronologicamente compreendidas entre o Paleolítico e a Idade do Ferro. Depois fomos para uma outra sala onde pudemos observar objetos que nos ajudaram a perceber o modo de vida e quotidiano dos romanos.
         Neste museu pudemos aprender muitas coisas novas sobre a história do homem e também curiosidades sobre a mesma como por exemplo é da influência dos romanos a causa da aliança se colocar no dedo anelar. É devido à crença da existência de uma veia ou de um nervo nesse dedo que tinha ligação com o coração.     

  Depois da visita fomos para junta de freguesia e assim acabou a nossa manhã.

Mafalda e Jó



Também a Carina, uma JovemCooperante ativa, neste dia acaba por consiliar o trabalho com a nossa atividade, pois é ela que tão bem nos acolhe no museu D. Diogo de Sousa. Por esse motivo, este ano foi desafiada a deixar-nos uma mensagem:

O Património é uma alegoria do tempo enquanto expressão humana do continuum que liga passado, presente e futuro. É o legado entre gerações...é uma dádiva! Nesta perspectiva, o meu contributo enquanto jovemcooperante na transmissão deste conhecimento às novas gerações, deixa-me não só emocionada mas também realizada por perceber nestes jovens a vontade de descoberta da sua cidade e a importância da preservação da sua memória. Neste sentido, esta actividade associativa, aliada à minha vida profissional na área patrimonial, completa o ciclo, fazendo do Património uma dádiva também para mim!

Carina

Sem comentários: