5 de julho de 2018

"O Nosso Património" - Dia 4




Olá a todos,

Começamos o quarto dia de atividades na junta, onde os monitores, depois de nos dividirem por grupos nos mostraram as fichas de campo que iremos preencher sobre os monumentos. Temos fichas de inventário móvel e de sítio. Como hoje apenas seria necessário preencher fichas de sítio, os monitores explicaram melhor essa ficha, onde teremos de avaliar o estado de conservação do edifício e fazer uma breve descrição do mesmo, como por exemplo ver se tem inscrições, janelas, caixilharias, vitrais...
De seguida, ainda na junta, vimos mais um episódio da webserie S. Victor de Portas abertas, e foi assim que descobrimos que o destino de hoje era... a Casa das Goladas.
A Casa das Goladas, construída no século XIX, está situada na freguesia de S. Victor ao fundo da rua D. Pedro V.
Entramos e percebemos logo como estava toda a casa, o hall estava todo "desfeito", seguimos em frente e fomos ter ás escadas principais e o senhor Francisco juntamente com a Margarida explicaram a história da casa.
Antes de subirmos para o andar de cima, divididos por pequenos grupos pois tínhamos de ter muito cuidado, ainda vimos uma sala onde guardavam os cereais e uma outra onde faziam o vinho. Nessas salas foi possível ver alguns móveis e instrumentos de trabalho que fazem parte da casa.
De seguida subimos para o andar de cima e vimos melhor como era a Casa das Goladas, a sala onde seria a cozinha, a grande varanda que existe nas traseiras...  
Quando perguntamos o motivo da casa estar tão degradada e soubemos que, o que estava a fazer a casa cair era a chuva, ficamos muitos admirados, pois nunca pensamos nisso. Infelizmente os bonitos telhados que caracterizavam a casa, já estão parcial ou totalmente destruídos, mas graças aos registos que existem da casa, alguns deles da primeira edição d"O Nosso Património" o atual proprietário vai poder reconstruir alguns dos telhados, mantendo a identidade das "Goladas".
Gostamos muito de conhecer a casa e esperemos que, para o ano, já a possamos ver arranjada.

Raquel



Sem comentários: