12 de julho de 2018

O Nosso Património - Dia 9





Mais um dia mais uma historia... assim se viveu o nono dia da décima quarta edição de “O Nosso Património”.
O dia começou cedo, por volta das 9:30 já todos se encontravam na junta para saber quais as atividades que estavam reservadas para aquele dia, claro, sem deixar de parte todo o entusiasmo e alegria a que todos já nos habituamos.
Eram 9:50 quando saímos da junta para nos dirigirmos ao local destinado. Local esse conhecido popularmente por Igreja da Senhora-a-Branca.
A nossa visita começou por uma breve explicação, dada pela monitora Filipa da historia desta Igreja.
 Houve um ano em que, na capital do império romano, mais precisamente no monte Esquilino, se registou um forte nevão. Não haveria nada de estranho nisso, se não se tivesse passado em agosto desse mesmo ano.  Os romanos tomaram isso como um sinal para que se construísse um templo em homenagem à Nossa Senhora. Ainda hoje, a 5 de agosto, se festeja esse milagre na capital romana, espalhando-se por toda a Europa, chegando a Portugal com o nome de Nossa Senhora a Branca das Neves. Mas foi só entre 1505 a 1535 que o culto foi trazido para Braga, pela mão do arcebispo D. Diogo de Sousa. Assim D. Diogo de Sousa manda construir uma igreja, por cima de um antigo templo que já ali havia existido.
Depois de ouvirmos a historia, os participantes começaram a dar o seu importante contributo para a preservação do património realizando as fichas moveis, destinadas a alguns elementos representativos da igreja, descrevendo-os ao pormenor, para que mais tarde se possa consultar sem perder nenhum detalhe. Após isto, dirigiram-se para o adro da igreja para que pudessem realizar as fichas de sítio, respeitante a igreja de Nossa-Senhora-a-Branca, com o mesmo objetivo.
No final, já dentro junta, visualizamos alguns vídeos a respeito deste monumento, assim como outros que iremos visitar mais a frente.
Assim se passou mais um dia, cheio de alegria e animo, deixando em nós uma vontade enorme de repetir a experiencia. Mas não se preocupem amanhã há mais.

Monitor Filipe

Sem comentários: