17 de junho de 2010

Exemplos a seguir: A Casa da Juventude e a fruição do Património

retirado da edição do "Diário do Minho" 17/06/2010

O Município de Vila Nova de Famalicão apresentou hoje o projecto para a Casa da Juventude que será uma mais valia para a execução da pratica de políticas de juventude daquele Concelho.
Esta iniciativa merece duas reflexões óbvias, no que concerne à comparação com a cidade de Braga.

Primeiro, o Município de Braga prometeu, no ano de 2007, construir a Casa da Juventude, intenção que não passou de promessa. Acreditamos que o Município de Braga, uma vez ganhador da Capital Europeia da Juventude 2012 deveria reequacionar esta aposta, pois prepara-se para receber o evento sem uma estrutura à altura do acontecimento.
Depois, interessa perceber que se a CEJ2012 contará com a realização de várias actividades de várias associações, nada melhor do que dotar as associações de uma estrutura que as possa ajudar a desenvolver os projectos e a assumir a realização dos mesmo. É um caso de lógica, pois a julgar pela grandeza das iniciativas, muitas das sedes das associações serão pequenas para as desenvolver ou não terão os recursos adequados. Cremos, ainda, que é incomportável que as associações se desloquem à CMB massivamente para porem em prática as actividades.

A segunda nota prende-se com o facto de em V.N. de Famaliacão a aposta do Município passar pela aquisição e requalificação de um imóvel secular, com interesse histórico e arquitectónico. Acreditando no panorama desolador de que grande parte do edificado do casco urbano de Braga se encontra degradado, era interessante e importante, que houvesse uma política de intervenção que assumisse o restauro das habitações desocupadas e/ou em risco de colapso.

Braga é uma cidade capaz de atrair vários públicos devido à sua monumentalidade variada, desde o edificado religioso à arquitectura civil, passando pelos monumentos arqueológicos. O património de Braga tem a vantagem de contar a história da cidade sobre vária perspectivas e cronologias, pelo que podemos afirmar que a nossa cidade constitui-se como um grande manual escolar, ao ar-livre, de conhecimento.

E aliar políticas de juventude e património, naquilo que pode ser visto como juntar o futuro e o passado, só pode revelar uma aposta séria no presente. Dotar as gerações futuras de estruturas de conhecimento e de boas práticas e revelar o passado, conservando-o e protegendo-o.

Pode ser que em breve Braga desperte para a necessidade emergente de dar vida aos jovens e ao seu património. A JovemCoop ajudará nesta demanda, desenvolvendo actividades para os jovens, consciencializando para a protecção e salvaguarda do património.

A primeira imagem que aqui deixamos revela a Vivenda de Santa Cruz e foi destruída em finais do ano 2006. Reparem como a sua arquitectura é semelhante ao edifício que V.N.Famalicão adquiriu para recuperar.
Vivenda de Sta. Cruz - destruída em 2006

A segunda imagem é da Casa das Goladas e é, em nosso crer, um excelente edifício que poderia ser reaproveitado para a Casa da Juventude de Braga (mas há mais exemplos: Casa das Convertidas, a Casa da esquina na Rua D. Paio Mendes, etc.)

 
Casa das Goladas

Esta é uma reflexão para toda a cidade. Se nos quiser deixar a sua opinião, pode fazê-la aqui nos comentários ou enviar um mail para info@jovemcoop.com

.

Sem comentários: