24 de agosto de 2010

Para um intercâmbio cultural

retirado do "Diário do Minho" de 23/08/2010

Esta é uma excelente iniciativa que está à disposição dos jovens e famílias de Braga. Poder acolher jovens estrangeiros e conviver com eles é sinónimo de aprendizagem e partilha cultural, hospitalagem, bons momentos de convívio, etc.

Foi nesta base de intercâmbio cultural e partilha social que a JovemCoop nasceu, cresceu e se enraízou nos intercâmbios com entidades congéneres estrangeiras. Sempre obtivemos bons resultados, mesmo havendo inúmeras diferenças culturais para assinalar. Mas nem por isso a experiência é má. Recordando que na nossa tradição gastronómica não é usual comer sandes de pepino, e que essa é uma das muitas histórias que os nossos cooperantes partilham, não deixa de ser uma forma de partilhar e conviver.

E o mais importante é o que se aprende com estas experiências. Fica-se a conhecer, em primeira mão a história dos países, as experiências pessoais porque muitos passaram (por exemplo, ouvir os relatos dos jovens dos balcãs é, deveras, impressionante), as tradições e costumes de localidades, etc. Quem acolhe estes jovens, tem oportunidade de mostrar o que é Braga, a nossa história, os nossos locais emblemáticos, dar a conhecer a língua portuguesa, e muito mais.

De certeza que quem aceitar este desafio, sairá muito mais enriquecido e com um sentimento de "dever" cumprido!

Sem comentários: